Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Carnaval de Pau da Lima vai agitar mais de 45 mil pessoas, estima prefeito-bairro

A estrutura do Carnaval de Pau da Lima, organizado pela Prefeitura de Salvador com o apoio de lideranças comunitárias, já está quase pronta. De acordo com o coordenador da folia na região, Jean Sacramento, as estruturas já foram montadas e restam apenas alguns detalhes. A festa no bairro começa no domingo, dia 11 de fevereiro. Pelos menos 45 mil pessoas devem curtir a festa, sendo 15 por dia.

“O objetivo é gerar uma renda extra para as pessoas que moram no local. Muitos ambulantes já marcaram seus locais, inclusive. Os comerciantes de bebida também revelam que vendem todo o estoque. Também os restaurantes são beneficiados. Além disso, serão seis bandas locais. É a primeira vez que isso acontece. Com a ajuda do chefe de Gabinete João Roma, esse ano conseguimos um dia a mais. Ou seja, serão três dias de festa”, contou animado Jean Sacramento ao Informe Baiano.

Morador de Pau da Lima há mais de 30 anos, Franklin Sales também faz parte da organização. Todos os anos ele atua nos bastidores da festa, em especial, na coordenação do palco. É ele que controla o horário de entrada e saída dos artistas para “tudo funcionar direitinho”.

“Com certeza vai dar tudo certo. E não vai ter violência, nada de errado. Vamos atuar com tranquilidade, pois é assim que nosso prefeito ACM Neto e coordenador geral, nosso amigo Jean Sacramento, orienta. O Carnaval de Pau da Lima, sem dúvidas, é a melhor festa de bairro de Salvador. São crianças, jovens, adultos e idosos, todos se divertem”, declarou Franklin.

Na abertura, domingo, as atrações são: RG do Partido (16h), Chanego (17h), Segunda VIP (18h), Bicho da Cana (19h), S2 Sertanejo (20h) e Leves e Soltos (21h).

Festa em mais seis bairros

A descentralização da festa volta a acontecer na edição 2018, com palcos montados em outros seis bairros, que reunirão 51 atrações a partir de sábado (10): Boca do Rio, Cajazeiras, Liberdade, Itapuã e Periperi. Em Plataforma, a festa tem início no domingo (11).

Dentre as atrações programadas para animar a população destas localidades estão Amanda Santiago, Carla Cristina, Kart Love, Walter Queiroz, O Quadro, Edil Pacheco, Filhos de Jorge, Diamba, Gerônimo, Márcio Mello, Ju Moraes, Jorge Zarath, Attooxxa, Duas Medidas, Adão Negro, Márcia Short, La Fúria, Denny Denan, Danniel Vieira, Alexandre Leão, Fantasmão, Gereba, Larissa Luz e Márcia Freire, entre outros.

Infantil – Para a festa da criançada também nos bairros, a Prefeitura garantiu programação para os pequenos em Cajazeiras, com o grupo Cadeira de Brin, que sobe ao palco montado no Campo da Pronaica a partir das 16h de domingo. Em Pau da Lima, o grupo As Unicórnias entra em cena na segunda-feira, também às 16h, mesmo horário em que o grupo Canela Fina inicia sua apresentação no bairro de Plataforma.

As atrações se juntam à trupe escolhida para fazer a molecada dançar no palco do Campo Grande, que terá as presenças de Lore Improta, Stripulia, DoRéMiLá, Playgrude, dentre outros, com apresentações das 10h ao 12h entre sábado e terça-feira de Carnaval.

Infraestrutura – Visando garantir uma infraestrutura adequada às apresentações nos bairros, a Prefeitura disponibiliza uma gama de serviços à população, como fiscalização nos pontos de ônibus, táxis e mototáxis; ordenamento do trânsito e do comércio ambulante, além do serviço de limpeza urbana e oferta de sanitários químicos.

Os agentes de combate à poluição sonora da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vão monitorar o volume de som emitido nos palcos dos bairros. Qualquer estabelecimento que fizer uso de som sem licença será desativado, bem como os veículos conhecidos como paredões.

Para a festa nestas localidades, foram licenciados 340 ambulantes. As equipes de fiscalização farão rondas nos locais onde ocorrerão os eventos para orientar, organizar e fiscalizar o cumprimento das regras municipais e o uso do espaço público por ambulantes credenciados.

Tradição – Antes mesmo da abertura oficial da folia, o Carnaval de Salvador já tem suas primeiras batidas e acordes executados no circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina. A festa começa com oito grupos culturais que se apresentam a partir das 18h desta quarta-feira (7), e segue até a próxima terça-feira (13), quando 72 atrações terão percorrido as ruas da localidade, numa mistura rítmica envolvendo samba, pagode, black music, infantil, axé e marchinhas, de forma a agradar fãs de todas as idades.

Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

O município de Euclides da Cunha terá uma base do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada e divulgada nesta terça-feira, 23 de abril,...

Itanagra: Prefeitura de Itanagra realiza a terceira edição da Copa Municipal de Futebol Feminino

No último domingo, a Secretaria de Esportes realizou a primeira disputa da terceira edição da Copa Municipal de Futebol Feminino. Mais uma ação de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

O município de Euclides da Cunha terá uma base do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada e divulgada...
Fundação Jose Silveira

Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

O município de Euclides da Cunha terá uma base do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada e divulgada...

Itanagra: Prefeitura de Itanagra realiza a terceira edição da Copa Municipal de Futebol Feminino

No último domingo, a Secretaria de Esportes realizou a primeira disputa da terceira edição da Copa Municipal de Futebol...

“Não há divergência que não possa ser superada”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou, nesta terça-feira (23), qualquer tensão na articulação política do governo com...

DANIEL CAIU: homem troca tiros com a Rondesp e morre no Vale da Muriçoca

Um suspeito de prenome “Daniel” foi morto a tiros nesta terça-feira (23/04), durante um confronto com a Rondesp Atlântico,...