Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Revolta dos Búzios, marco histórico da Bahia, é exaltada no Carnaval

Pelourinho de Salvador. Assim é conhecido mundialmente o pequeno território que presenciou o nascimento da capital baiana e que hoje é um dos espaços mais representativos da cidade, responsável por atrair milhares de visitantes. Em 1978, o local foi um dos cenários da Revolta dos Búzios, liderada por quatro baianos filhos ou netos de pessoas escravizadas que lutaram pelos ideais da liberdade, igualdade e fraternidade e contra a soberania opressora da Coroa Portuguesa. Este ano, o movimento completa 220 anos e será homenageado, pelo Governo do Estado, no Carnaval do Pelourinho 2018.

Apesar de importante e de estampar livros de história que são estudados por alunos de todo o país, muita gente não conhece a parte trágica e relevante da trajetória da Bahia. Os soldados Luís Gonzaga e Lucas Dantas e os alfaiates Manuel Faustino e João de Deus foram enforcados e esquartejados em praça pública, o que é desconhecido por muitos, inclusive pelos conterrâneos.

Trazendo o tema ‘220 anos da Revolta dos Búzios – Igualdade e Liberdade’, o Carnaval do Pelourinho 2018, também conhecido como Circuito Batatinha, é um dos esforços do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), para “despertar, na população, a curiosidade de todos sobre essa temática”, explica a titular da Secult, Arany Santana, que completa: “Carnaval sempre foi um momento, não somente de entretenimento, mas também de reflexão e de resistência. Tudo casa nesse momento em que buscamos igualdade e estamos carentes de heróis, no país”.

Mesmo sendo difícil de encontrar, ainda há quem conheça esse capítulo da história. É o caso da servidora pública aposentada Maria Luísa Júlio, que soube dar uma verdadeira aula sobre o fato, detalhando, inclusive o “desfecho triste e o fato de eles terem acesso à elite, por não serem escravos, e poderem se organizar por não permanecerem no campo, fazendo trabalho braçal”.

O historiador Jaime Sodré lembra, ainda, da importância das mulheres da época, que também lutaram, mas por questões sociais, não foram incluídas na história. “Falamos de líderes homens, mas é preciso lembrar que a mulheres também participaram, principalmente as companheiras desses nossos heróis, na criação dessa sociedade liberal. Antes de eles serem presos, elas eram encarceradas, a fim de confessarem a participação desses homens nas revoltas”, alerta.

Um dossiê completo sobre a Revolta dos Búzios, também conhecida como Inconfidência Baiana e Revolta dos Alfaiates, pode ser acessado pelo sistema arquivos e bibliotecas públicas do estado, coordenado pela Fundação Pedro Calmon. O diretor da instituição, Zulu Araújo, conta que o “desconhecimento desse episódio foi uma estratégia política da Colônia Portuguesa e, neste caso específico, houve um apagamento intencional da história da Bahia, que se deu não apenas com a morte dos líderes, mas, também, com a condenação das três gerações posteriores à dos revolucionários fossem consideradas malditas”.

Blocos afro e entidades tradicionais baianas rememoram e homenageiam a Revolta, no Carnaval e fora dele. Presidente do Olodum, o militante João Jorge Rodrigues considera “um presente a homenagem pública feita pelo Governo do Estado, trazendo à tona o fato de o Pelourinho, local em que os protagonistas do movimento viveram e andaram, ter abrigado esse fato extraordinário, lembrando que quatro pessoas morreram na Praça da Piedade por amor aos direitos humanos e à cidadania”.

Decoração e programação

Itens como bonecos gigantes, mãos que simbolizam resistência, mandalas trazendo a figura dos protagonistas do movimento, tecidos com estampa afro, búzios e as características máscaras de carnaval podem ser conferidos por quem transita pelas ruas do Pelourinho desde antes do início oficial da folia até o final da festa. “A minha maior dificuldade foi passar um momento triste da história para uma festa tão alegre quanto o Carnaval. Então usei elementos que trouxessem a reflexão de forma bonita e leve. A mão da resistência, por exemplo, é uma peça forte, que está em vários tons para lembrar que não importa a cor”, explica a responsável pela decoração do Carnaval do Pelourinho 2018, a artista plástica baiana Telma Calheira.

Além da decoração, que é uma atração à parte, o Pelourinho reserva uma programação caprichada nos cinco os dias da folia momesca. O chamado Circuito Batatinha é famoso por levar ao Centro Histórico de Salvador um público cativo, que deseja reviver o tradicional carnaval. Ao todo, 73 artistas se revezam entre os diversos palcos nos largos e praças para fazer a alegria do folião. A programação completa pode ser conferida através do site do Carnaval da Bahia.

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da emergência pediátrica. Na comparação entre...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, continua proibida...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...