Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Veja como será a rotina de Lula na cadeia onde deve ficar preso

Destino recorrente de presos na Operação Lava Jato, o Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está em fase final de preparação para receber seu detento mais ilustre: Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo reportagem da ISTOÉ, que visitou o presídio na semana passada, já estão definidos os esquemas de segurança, o local em que o ex-presidente ficará e, até mesmo, sua rotina, tão logo os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decretem sua prisão no caso do triplex no Guarujá – Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão.

Com 8,4 mil metros quadrados de área construída, a penitenciária abriga hoje 697 presos, sendo 11 da Lava Jato. Por decisão do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), foi reservada a Lula uma das dez celas da galeria 6 do Complexo, situada no segundo piso e onde ficam presos da maior operação contra a corrupção no país. Entre os detentos, estão o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB), o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Com 12 metros quadrados, uma janela e uma porta de aço, cada cela da galeria 6 tem três camas de solteiro, construídas em alvenaria, e colchões de densidade 28. Se um detento precisar de colchão especial, um médico deverá atestar que ele sofre da coluna, por exemplo. A família, então, pode providenciar o item.
A cela tem ainda um único vaso sanitário no chão e, no tanque com torneira e água potável, Lula poderá lavar as quatro cuecas e os quatro pares de meias que será autorizado a levar para o cubículo. Toalhas e roupas de cama são fornecidas pelo presídio. A família poderá mandar cobertores mais quentes no inverno, que é gelado na região.

No complexo, não são permitidas visitas íntimas. Familiares cadastrados podem visitar o parente preso. Só entram dois por vez. Já os advogados estão liberados para falar com seus clientes como nos filmes americanos: por meio de um interfone, tendo entre eles um vidro de policarbonato.

Lula terá de usar uniforme: calça de moletom cinza e camisa branca, com detalhe em azul, as cores do Depen. As peças são lavadas uma vez por semana na lavanderia da cadeia, por dois detentos devidamente remunerados.

Se o ex-presidente precisar de remédios, a penitenciária fornece genéricos de graça. Médicos e enfermeiros também prestam atendimento gratuitamente, e autorizam ou não a entrada de outros medicamentos.

O dia a dia de Lula em Pinhais vai começar cedo, às 5h. O café da manhã, servido na cela, vai até as 6h. São dois pães com manteiga e café com leite. Em seguida, banho, que pode durar até quatro minutos. Lava-se primeiro quem chega antes à fila. Pelo menos, a água é quente.

O banho de sol vai das 9h às 11h, horário em que o almoço é entregue. O marmitex fornecido pela Risotolândia, empresa contratada pelo Depen em processo licitatório, tem 60% de carboidratos (arroz, feijão ou macarrão) e 40% de proteínas (carne todos os dias), acompanhados de verduras ou legumes. Sobremesa, só uma vez por semana. Com o mesmo cardápio, o jantar está programado para as 17h.

Entre as duas refeições, os presos podem andar pelos corredores, ir à biblioteca ou ficar nas celas, que contam com uma TV de 20 polegadas e um rádio AM/FM. O uso de outros equipamentos eletrônicos é proibido, incluindo celular. Por volta das 22h, as luzes se apagam. É hora de dormir.

A PM já preparou o esquema de segurança caso Lula seja, de fato, levado para Pinhais. Haverá um grande cerco em torno da unidade, com o fechamento do espaço aéreo, uso de helicópteros e tropas fortemente armadas. A programação é semelhante à que a Brigada Militar fez em Porto Alegre para o julgamento de Lula no TRF-4.

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Fundação Jose Silveira

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...