Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Velha guarda dá o tom da folia nos bairros neste domingo de Carnaval

Antiguidade é posto. E a tradição se faz valer com força e muito som na programação deste domingo (11) do Carnaval nos Bairros. A folia continua em cinco bairros desde ontem, e abre alas também no palco montado em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, que recebe dois expoentes da fase inicial da moderna música baiana: Zé Paulo e o cabeludo Cid Guerreiro, estrelas da década de 1980 nos trios e palcos soteropolitanos.

A festa continua na companhia de Amanda Santiago (ex-Timbalada), Lucas Melo e o grupo Príncipe do Samba, que comandam a festa no bairro. As festividades em Plataforma têm início mais cedo, às 16h, com o baile infantil da banda Canela Fina.

A folia não para também nos bairros de Periperi, Liberdade, Itapuã, Cajazeiras e Boca do Rio. Na Liberdade, a folia das crianças dá início à jornada, às 14h, com o desfile do bloco infantil Mangueirinhas. Mais tarde, às 16h, será a vez da orquestra do maestro Zeca Freitas iniciar a festa no palco, que terá em sequência Fantasmão, Teus Santos, Banda Release, Xinelo de Couro e Bandão da Cidade.

Logo ali, em Periperi, a folia terá um tom de reverência, pois contará com a presença da mãe da axé music, Sarajane, fazendo todo mundo dançar ao som de hits seminais do estilo, como “Eu quero vale”, “Suingue deboche” e “A roda”. A festa tem início às 16h, com Benutti, seguido de Sarajane, Motumbá, Rosa Baiana, Bambeia e Disk Delícia.

Itapuã – Um dos bairros mais boêmios da cidade não poderia ficar fora da festa, e Itapuã terá sua penúltima noite de folia lembrando dos velhos carnavais. No cardápio, sabores diversos, desde a abertura cerimonial de um dos principais artífices da moderna música soteropolitana, maestro Fred Dantas e sua orquestra de Frevos e Dobrados. Em seguida, a folia terá toda a energia de Cátia Guima, acompanhada da referência espiritual e dançante do axé, representada por Gerônimo. A noite continua com o xote e o galope de Carlos Pitta, acompanhado do frescor moderno da Tabuleiro Musiquim.

Para encerrar a noite foi escalado alguém que ajudou a dar compasso à festa. Paulinho Boca de Cantor já foi crooner de boate, membro ativo e pulsante dos Novos Baianos e mantém em seu repertório um acervo vivo da música brasileira. Na folia do Boca é possível achar desde frevos eternos, MPB, samba e muita coisa de Novos Baianos.

Cajazeiras – Em Cajazeiras, o folião que pintar no Campo da Pronaica terá atrações a partir das 16h, com a apresentação da Escola Irmão Macedo, seguida de Vanera e Banda. Uma das grandes atrações da noite e com grande público no bairro, a banda Adão Negro leva seu reggae para o palco ás 20h30, seguida de Guga Meyra e da ex-Bamda Mel, Márcia Short. A noite termina com o pagode do grupo K Entre Nós.

A folia retrô tem seu ápice na orla da Boca do Rio, que recebe, entre 16h e 1h30, os shows da Orquestra Paulo Primo, Walter Queiroz, criador e maior compositor do Bloco do Jacu, O Quadro, Nando Borges, Paparazzi e o som do patrono do samba da Bahia, Edil Pacheco.

Em Pau da Lima, a festa também começa neste domingo (11), a partir das 16h.

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20 metros na BR-101, no trecho...

Castramóvel em Pirajá realiza castrações de cães e gatos até o dia 2 de maio

O serviço Castramóvel, que realiza castrações e microchipagem gratuitas de cães e gatos de tutores residentes em Salvador, estará presente em Pirajá até o...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20...
Fundação Jose Silveira

BR-101: Motorista fica ferido após caminhão cair em ribanceira no Extremo Sul da Bahia

Um caminhão carregado com farinha de trigo derrapou na pista e caiu em uma ribanceira de cerca de 20...

Castramóvel em Pirajá realiza castrações de cães e gatos até o dia 2 de maio

O serviço Castramóvel, que realiza castrações e microchipagem gratuitas de cães e gatos de tutores residentes em Salvador, estará...

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

O mercado financeiro elevou pela décima vez consecutiva a projeção do crescimento da economia brasileira para este ano. Segundo...

Operador de internet é morto na porta do estabelecimento no Tororó

Um operador de internet de 28 anos foi assassinado na manhã desta terça-feira (23/04), no bairro de Nazaré, em...