Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Projeto de Fabíola transforma a Festa de Iemanjá em patrimônio imaterial

Transformar a Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro no Rio Vermelho, em Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia é o que prevê projeto de lei apresentado pela deputada Fabíola Mansur (PSB) na Assembleia Legislativa. Ao justificar a proposta, Fabíola observou que desde a década de 1970, quando é reconhecido o seu potencial turístico, o 2 de Fevereiro se tornou uma das marcas da vida e expressão cultural da cidade e do Estado.

A parlamentar lembrou ainda que a Festa de Iemanjá é uma manifestação religiosa do candomblé, dedicada ao orixá que rege as águas do mar e padroeira dos pescadores. Em respeito e devoção a Iemanjá, os pescadores, demais fiéis e admiradores, oferecem presentes uma vez ao ano, demonstrando gratidão e pedindo proteção.

Fabiola

No documento, ela citou ainda pesquisadores segundo os quais a festa de Iemanjá é considerada a maior manifestação pública do candomblé.

“Dessa forma, mostra-se relevante a declaração da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, na medida em que se objetiva recrudescer a cultura do povo baiano em seu próprio território e afastar qualquer sorte de marginalização das religiões de matrizes africanas”, defendeu Fabíola.

Ela lembrou que, além do cunho eminentemente cultural e religioso, a Festa de Iemanjá acaba por promover economia e renda para o povo baiano, vez que inúmeros baianos e turistas brasileiros e estrangeiros prestigiam a festa ano a ano. “Por derradeiro, no que tange aos aspectos formais, a presente proposição encontra-se sob o pálio da Carta Magna, na medida em que esta atribui aos estados a competência para legislar sobre proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico e acerca da educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, concluiu.

Com recorde de investimento, Série D reúne campeões estaduais e times tradicionais

Com seu caráter inclusivo e cada vez mais valorizada pela CBF, a Série D do Brasileirão de 2024 tem início neste sábado (27), com...

BDM X CV: Facções trocam tiros e promovem cenas de terror em Irecê

Integrantes dos grupos criminosos Bonde do Maluco (BDM) e Comando Vermelho (CV) promoveram verdadeiras cenas de terror na cidade de Irecê (BA). Na noite...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Com recorde de investimento, Série D reúne campeões estaduais e times tradicionais

Com seu caráter inclusivo e cada vez mais valorizada pela CBF, a Série D do Brasileirão de 2024 tem...
Fundação Jose Silveira

“DIEGO MANDOU EU ME FUD**”: Confira áudio do VAR em polêmica no jogo do Bahia contra Grêmio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios da arbitragem de vídeo durante o lance que resultou na...

TIROS! Homem é alvejado na porta de bar em Vitória da Conquista

Um homem foi morto a tiros na noite deste sábado (27/04), no bairro do Guarani, em Vitória da Conquista....

Sobremesa deliciosa: Pudim de tapioca com sequilhos

Gosta de reunir os amigos ou a família para desfrutar de deliciosas sobremesas? Para te ajudar, ensinamos a receita...

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, tem melhorado o atendimento...