Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Centro de Controle de Zoonoses é entregue totalmente requalificado em Camaçari

O trabalho de promoção e prevenção à saúde pública em Camaçari ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (22/2). É que o prefeito Elinaldo Araújo entregou à comunidade e aos profissionais da área o novo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O equipamento passou por uma completa requalificação, o que vai permitir que retorne ao pleno funcionamento após ter passado por um longo tempo de abandono e inatividade.

“A entrega da requalificação do CCZ faz parte da continuidade dos trabalhos em busca de avanços na área da saúde em toda Camaçari e esta obra é de imprescindível importância no que diz respeito à eliminação e ao controle de doenças transmitidas do animal para o ser humano”, destacou o gestor municipal ao lembrar que agora a população volta a ter um espaço de referência e adequado para solicitar serviços de saúde voltados à vigilância, prevenção e controle de zoonoses considerados de relevância para a saúde pública.

O CCZ de Camaçari foi uma iniciativa implantada pelo atual vice-prefeito José Tude, quando foi prefeito do município, com objetivo de desenvolver ações com uma influência direta sobre as zoonoses e orientações sobre animais peçonhentos de forma a prevenir a ocorrência ou reduzir o número de casos. No entanto, o espaço foi encontrado pela atual gestão sem nenhuma condição de funcionamento, inclusive com importantes serviços suspensos, como a realização de exames de leishmaniose em animais e a eutanásia, nos casos em que era detectada a doença.

Esta é a 24ª unidade requalificada nesta gestão e o secretario da Saúde, Elias Natan, destacou que mesmo com a queda no orçamento público, o prefeito Elinaldo Araújo não mediu esforços para iniciar as obras e entregar mais uma significativa intervenção. “O CCZ está totalmente recuperado e pronto para garantir a saúde da população isso é fruto do esforço e da dedicação das equipes de saúde.

A requalificação do CCZ de Camaçari aconteceu em toda a estrutura do equipamento, desde o prédio administrativo aos espaços onde os animais são hospedados. No prédio administrativo, foram feitos serviços, como a troca do revestimento cerâmico, manutenção das paredes com rachaduras, pintura, manutenção do telhado, bem como no sistema hidráulico e parte elétrica, além de conserto da cerca da área externa que estava comprometida.

Nos espaços destinados aos cães e gatos, foram realizadas melhorias no telhado, reparo nas paredes e troca do gradil, além da substituição do piso, reforma estrutural do curral e das baias. Aconteceu ainda a ativação da sala de eutanásia animal, com troca do forro das instalações, climatização da estrutura e adequação às normas de Vigilância Sanitária.

Atualmente o CCZ tem capacidade para acolher no canil de observação de saúde pública aproximadamente 21 animais. No curral, a capacidade de lotação é de 30 animais por dia. O tratamento fornecido aos animais pelo centro incluem cuidados básicos como fornecimento de água, alimentação, abrigo, higienização e exame clínico básico.

No CCZ, além da recepção de animais apreendidos são feitos trabalhos de eutanásia de animais soropositivos, vacinação antirrábica de cães e gatos, remoção de animais domésticos com suspeita clínica de zoonoses de relevância para a saúde humana, exames de sangue em animais com suspeitas de contaminação por raiva ou leishmaniose, controle vetorial, através de visitas domiciliares e bloqueios químicos, estes regidos por notas técnicas, planejamento de programas de educação e conscientização da população sobre as zoonoses e arboviroses, controle de animais sinantrópicos como ratos e outros, e o monitoramento e controle da população de animais e a possível interferência que ela tenha na vida das pessoas.

O CCZ dispõe de canais de comunicação que podem ser acessados pela população para solicitar serviços ou tirar dúvidas, através dos contatos (71) 3634-5753/ 5743 e 98794-4509 ou pelo endereço eletrônico: cczcamacari@gmail.com. O equipamento está localizado na Rodovia BA-512, km 2, bairro Jardim Santo Antonio, , próximo ao Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Além do vice-prefeito José Tude, estiveram presentes na cerimônia de entrega do CCZ demais autoridades dos poderes Legislativo e Executivo, representantes dos órgãos de proteção e defesa dos animais e dos organismos de saúde pública, servidores municipais e a sociedade civil.

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de estimular jogos de azar e...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...