Líderes do G7 iniciam reuniões da cúpula no Japão

O Grupo dos Sete é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo. Todos os países fundadores são nações democráticas: Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido.

A cúpula foi criada em 1975, devido à queda livre do preço do petróleo, e os líderes debatem temas como o desempenho da economia mundial, testes nucleares e de mísseis, terrorismo e refugiados, entre outros.

O G7 é muito criticado por um grande número de movimentos sociais, normalmente integrados no movimento antiglobalização, que acusam o G7 de decidir uma grande parte das políticas globais, social e ecologicamente destrutivas, sem qualquer legitimidade nem transparência.

Neste ano o encontro do Grupo dos Sete (G7) acontece na cidade de Ise-Shima, Japão, testes nucleares, economia e petróleo estão entre os temas discutidos.

O encontro conta com as lideranças das sete economias mais industrializadas do mundo, participam do encontro Barack Obama, presidente dos Estados Unidos; David Cameron, primeiro-ministro britânico; François Hollande, presidente da França; Angela Merkel, chanceler alemã; Shinzo Abe, primeiro-ministrio japonês; Matteo Rendiz, presidente do Conselho Europeu e primeiro-ministro italiano; Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense; e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

Últimas Noticias