Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Banhistas devem ficar atentos aos ventos fortes no final do verão

Março é conhecido entre navegantes e banhistas como mês de maré alta, ventos fortes e ressaca no mar. O verão, estação de dias mais longos, termina em 20 de março, época em que, historicamente, tem início o período de chuvas na capital baiana. As praias com maior número de ocorrências são Jaguaribe, Farol de Itapuã e Jardim de Alah, mas é sempre bom estar atento aos demais trechos.

Segundo o coordenador do Salvamar, João Luis Gomes de Moraes, as águas de março não são mais as mesmas de 10 anos atrás, mas ele alerta que os riscos continuam. Todo cuidado é pouco, tanto para soteropolitanos e turistas que pretendem curtir os últimos dias de verão na orla de Salvador, com seus 50 km de praias. “Dizemos que todo em todo meio aquático o cuidado deve ser redobrado”, destaca Moares.

Apenas no mês de janeiro deste ano, o órgão registrou 113 ocorrências, sendo 101 resgates de afogamento e 12 crianças perdidas. Desse total, 54 foram com turistas e 59 com soteropolitanos, por isso é importante que, ao chegar à praia, o banhista procure um salva-vidas para pedir orientações sobre o melhor local para banho, sobre a existência de pedras ou buracos e correntes de retorno.

“Se no local não tiver salva-vidas, a água deve ficar na altura da cintura para que se possa ter um lazer seguro”, orienta o coordenador. Ainda de acordo com o profissional, os casos relacionados a crianças perdidas são recorrentes, pois geralmente o responsável se distrai. “O ideal é não deixar a criança sozinha nunca e que ela (a criança), não fique distante mais que 40 centímetros”, alerta.

O presidente da Colônia de Pescadores Z 06 de Itapuã, Ednaldo Amorim, explica que nesse período as navegações devem ser reduzidas. “Os ventos ficam mais fortes, principalmente durante à noite, é um perigo constante. Recomendamos, inclusive, deixar as embarcações fora do mar para evitar surpresas, e para isso é muito importante que sigam as regras de navegação”.

Estrutura – A Salvamar atua com um efetivo de 242 profissionais – em escalas de 8h às 18h – nas praias de Jardim de Alah até Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades. Em 2017, a Salvamar registrou 1.123 ocorrências envolvendo resgate de vítimas de afogamento, sendo que, dessas ocorrências, 160 correspondem ao número de crianças perdidas nas praias de Salvador.

Investimento – No último ano, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) investiu cerca de R$ 360 mil com equipamentos para a Salvamar, como 15 pranchas long board; 40 rescue tube; 120 bandeiras; uniforme novo, sendo 300 camisas e 300 sungas; 300 protetores labiais; 300 apitos; 100 mastros; 250 garrafões térmicos de 3 litros; além da entrega de 16 novos mirantes e da reforma de outros 16 antigos.

A piscina foi requalificada, com aquisição de bomba, raias e ganchos, para proporcionar maior qualidade à preparação física e melhorar o desempenho dos agentes. Também foram realizadas melhorias na estrutura física da sede, incluindo reforma das instalações elétricas, pintura e trabalho de paisagismo. Três veículos novos, sendo duas kombis e uma pick-up, foram incorporados para melhor atender à equipe de salva-vidas.

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar sobre uma suposta bomba em...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...