Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Confira os locais de atendimento odontológico gratuito em Salvador

Em Salvador, apenas 27% da população conta com planos privados exclusivamente odontológicos, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Como dor de dente não escolhe hora, nem lugar, é bom ficar atento às unidades de atendimento especializado em saúde bucal disponibilizadas gratuitamente pelo Município.

Os procedimentos de urgência são realizados na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique, localizada na Avenida Vasco da Gama, Nº 224, próximo ao restaurante Pimenta Calabresa. O equipamento passou a oferecer mais conforto e segurança após reforma estrutural. Ao todo, 38.025 procedimentos foram realizados na unidade no ano passado.

No local, são tratadas enfermidades como abscesso dentário, pericoronário, alveolite, fratura dentária, hemorragias dento-alveolar, trauma dentário e pulpite aguda, além de ser realizada a drenagem de abscesso oral e de cisto. O equipamento realiza uma média de 2,2 mil atendimentos por mês.

Além da UAO, as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal – Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, Paripe, San Martim, Valéria, Barris, São Cristóvão, Brotas e Hélio Machado (Itapuã) – prestam atendimento odontológico de urgência e emergência em esquema de plantão.

Nas UPAs, o paciente conta com apoio diagnóstico, equipe multiprofissional, além de primeira atenção aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma. Lá, é verificada a necessidade ou não de encaminhamento aos serviços hospitalares de maior complexidade. Por isso, as UPAs devem ser a primeira opção em caso de urgência odontológica.

Ambulatorial – Se a necessidade é atendimento básico, o ideal é recorrer a um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, localizados nos bairros da Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Cabula 6, Periperi e Carlos Gomes.

Nessas unidades são oferecidos serviços especializados de média complexidade. Em 2017, os seis Ceos do município realizaram cerca de 35 mil procedimentos. Para ser atendido em um CEO, o usuário do Sistema Único de Saúde precisa passar primeiro por uma Unidade Básica, que fará o encaminhamento conforme a necessidade do paciente.

Além dos CEOs, um novo conceito foi adotado no Centro Municipal Odontológico da Liberdade (Cemol), que atende de segunda a sábado, das 7h às 19h. A intenção é dar oportunidade de acompanhamento a quem não pode ir ao local em dias úteis por causa do trabalho. No Cemol, estão disponíveis procedimentos como extração, limpeza, restauração, aplicação de flúor e escovação supervisionada. O atendimento é feito sem a necessidade de encaminhamento pela Unidade Básica de Saúde, de acordo com a demanda.

Endereços – O CEO de Mussurunga está situado na Rua 1, Setor E, Caminho 16; o da Federação está situado na Rua Barão do Triunfo, s/n; o do Centro fica na Rua Carlos Gomes, número: 63/66. O CEO de Periperi fica na Rua das Pedrinhas, s/n, o do Alto da Cachoeirinha fica na Rua Alto da Cachoeirinha, s/n, Cabula VI e o de Cajazeiras, na Cajazeira V, Via Local B, Quadra 07. O Cemol fica na Rua Lima e Silva nº 401, Liberdade.

Expansão – A expansão da cobertura em saúde bucal tem sido uma das prioridades da atual gestão. Anualmente, são realizados cerca de 800 mil procedimentos odontológicos nos 297 consultórios da rede. A rede municipal de saúde bucal é composta por cerca de 720 profissionais entre dentistas e auxiliares de saúde bucal, com um incremento significativo destes profissionais a partir de 2013, o que conferiu dinamicidade à assistência.

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão que enfrentar uma longa fila para ter acesso ao...

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Durante fiscalizações na manhã de ontem (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de mercadoria ilegal na BR-116, em...

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão que enfrentar uma longa...
Prefeitura Municipal de Savaldor

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão que enfrentar uma longa...

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Durante fiscalizações na manhã de ontem (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de...

Prefeitura de Simões Filho entrega 60 toneladas de peixe para cerca de 20 mil famílias

Cerca de 20 mil famílias da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), receberam da Prefeitura,...

Governo Lula despenca em quatro regiões do país e segue bem somente no Nordeste; confira

A desaprovação em relação ao desempenho do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seu terceiro mandato como...