Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Plano de proteção e contingência vai ampliar segurança do Centro Histórico

Com intuito de ampliar a segurança do Centro Histórico da capital baiana, patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou nesta terça-feira (6) um workshop para iniciar a elaboração de um Plano de Proteção e Contingência da região. O evento ocorreu no Teatro Gregório de Mattos e reuniu representantes de órgãos municipais e estaduais, além de integrantes de empresas e entidades ligadas à sociedade civil.

O plano tem como meta evitar situações como a ocorrida em novembro do ano passado, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho. À época, o combate ao fogo foi dificultado pela carência de água e pelo contratempo de localizar hidrante. Houve dificuldade de acesso, tanto do Corpo de Bombeiros como do carro-pipa da Limpurb, e mesmo das viaturas da Transalvador, que auxiliaram no deslocamento dos veículos para combater o incêndio.

Além do mapeamento e da avaliação técnica dos hidrantes, o plano se traduzirá na capacitação dos comerciantes da área para que possam integrar brigadas emergenciais de combate a incêndios na região, e na formação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). “Dessa forma, a Codesal se antecipa a possíveis problemas, colocando o sitio arquitetônico em situação de mais segurança, e levando garantias para esse espaço que é tão respeitado pela memória e história dos baianos”, acrescentou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Dinâmica e palestra – O workshop contou com uma dinâmica, onde a plateia se envolveu na confecção de uma matriz de responsabilidades. Sete painéis indicavam quais órgãos poderão ser acionados em possíveis casos de emergências, nas categorias assistência social, socorro, operacional, monitoramento, mobilização, avaliação de danos e reabilitação. Os indicativos serão implementados ao Plano de Proteção e Contingência do Centro Histórico de Salvador.

Os convidados também participaram de uma palestra com o tema “Plano de Contingência e Estudo de Caso”, proferida pelo superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Aurinézio Calheira Barbosa. Ele apresentou a experiência do polo petroquímico em relação ao plano de contingência das comunidades vizinhas.

“Independente da origem da emergência, seja petroquímica, seja um grande incêndio, um desabamento ou alagamento, de qualquer maneira, tem que se garantir o mínimo de atendimento às vítimas. É preciso que todos estejam integrados, constituindo um comitê de crise para que as pessoas saibam suas funções, o que fazer, a quem contatar, qual o hospital mais próximo, como atender a imprensa, onde buscar recursos. Tudo isso tem que estar em um planejamento bem-feito e bem operacionalizado”, explicou Calheira.

Outro destaque do evento foi o debate no painel “Pelourinho – Nossa Responsabilidade”, que contou com apresentações do especialista em planejamento urbano, Waldeck Ornelas, da presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bruno Tavares, entre outros convidados.

CAMINHO LIVRE: Bruno Reis inaugura maior obra da história de Salvador: “essa é a minha forma de trabalhar, construindo pontes”

O prefeito Bruno Reis inaugurou hoje a maior obra da história de Salvador. Trata-se ro trecho 2 do BRT, que liga Cidade Jardim à...

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras, em Salvador. Conforme fontes do Informe...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CAMINHO LIVRE: Bruno Reis inaugura maior obra da história de Salvador: “essa é a minha forma de trabalhar, construindo pontes”

O prefeito Bruno Reis inaugurou hoje a maior obra da história de Salvador. Trata-se ro trecho 2 do BRT,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CAMINHO LIVRE: Bruno Reis inaugura maior obra da história de Salvador: “essa é a minha forma de trabalhar, construindo pontes”

O prefeito Bruno Reis inaugurou hoje a maior obra da história de Salvador. Trata-se ro trecho 2 do BRT,...

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras,...

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou 9,4% do total) no último trimestre...

Mega-Sena pode pagar até R$ 6 milhões no sorteio desta quinta-feira (25)

A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (25/04), o concurso 2.717 da Mega-Sena, com um prêmio estimado em R$...