Equipes da Embasa realizaram, ontem (21), em Periperi e em Pernambués, uma operação padrão de combate a fraudes no consumo de água. Somente na rua Agenor de Freitas, em Periperi, técnicos da empresa identificaram e retiraram 13 fraudes em imóveis residenciais existentes no local. Também foi constatado que duas construtoras que realizavam obras de drenagem, pavimentação asfáltica e passeio estavam utilizando um gato de água para a execução dos serviços. A Embasa estima uma perda de água de aproximadamente 450 mil litros cúbicos por mês.
“Todas as irregularidades encontradas foram retiradas e os responsáveis pelos imóveis notificados e multados”, informou Luzivane Cunha, gerente comercial da Unidade Regional de Pirajá.
Já no Cabula, foi retirada uma ligação clandestina que estava abastecendo irregularmente um mercado com lanchonete na Rua Botuporã, no bairro de Pernambués. A multa aplicada ficará em torno de R$ 18 mil. O responsável pelo imóvel não estava presente no momento da operação. Mas, em caso de flagrante, os responsáveis são conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
Para o monitoramento e a fiscalização dos casos de fraudes na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Embasa conta com aproximadamente 50 equipes de campo que trabalham diariamente para combater o furto de água em redes distribuidoras. O uso ilegal da água compromete o abastecimento de água e prejudica o cidadão.
Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.