Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Coronel diz que gestões estadual e municipal deixam Salvador uma joia brasileira

Em moção de congratulações entregue à Secretaria Geral da Mesa, para celebrar os 469 anos de fundação da capital baiana, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), disse, na manhã desta quarta-feira (28), que o sucesso das gestões estadual e municipal vem transformando Salvador numa joia brasileira.

Ele destaca as intervenções viárias e demais obras estruturantes realizadas pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal na primeira capital do país, para quem estas iniciativas têm melhorado enormemente a qualidade de vida dos soteropolitanos.

O chefe do Legislativo estadual, que é filho do município de Coração de Maria – Território de Identidade Portal do Sertão -, diz-se duplamente motivado a celebrar o aniversário da cidade que ama de paixão. “Além de sua importância para as histórias do Brasil e mundial, é a primeira vez que me congratulo com a data, depois do orgulho imensurável de me tornar Cidadão Soteropolitano, em setembro de 2017”, explica.

No rol de justificativas, Coronel salienta ainda a aprazibilidade natural do município, a hospitalidade e beleza de sua gente, além do vertiginoso crescimento que a cidade fundada por Thomé de Souza, em 29 de março de 1549, experimenta nos últimos quatro anos.

“Cheguei aqui há 50 anos. Salvador me deu bens preciosos. Aproximou-me de Eleusa, com quem convivo feliz há 40 anos, e ganhei de Deus o grande presente de minha vida: os filhos Angelo e Diego Coronel, e os netos Angelo Terceiro, Benício Coronel e Diego Coronel Filho”, derrama-se.

Depois de historiar acerca do papel auxiliar da capital baiana nos propósitos políticos da Coroa Portuguesa – sendo a capital do Brasil por 214 anos (1549-1763) -, visando promover a colonização da chamada América Lusitana, o parlamentar dá relevo ainda às construções, monumentos, geografia, as igrejas, a força do turismo religioso, o ciclo de festas populares e a culinária de matrizes africana e indígena da aniversariante.

O pessedista sublinha o papel de Salvador como porto de apoio às navegações ao Oriente e de exportação do açúcar, valendo-se o governo português do potencial da lavoura da cana-de-açúcar do Recôncavo baiano, região que anos depois viria a ser principal palco da Guerra pela Independência do Brasil, em 1822. Lembra que a cidade, mesmo perdendo a condição de capital do país para o Rio de Janeiro (1763), não deixou de ser a mais pujante da América Portuguesa até o início do século 19.

Ao considerar que “o maior patrimônio de Salvador é sua gente”, Angelo Coronel confessa o orgulho que tem com o trabalho do Instituto Assembleia de Carinho – braço social da Alba, formado pelas deputadas e mulheres dos parlamentares, coordenado por sua esposa, Eleusa Coronel.
“Por entender que o foco principal de um gestor público deve ser a melhoria das condições de vida da população, o espetacular trabalho do Assembleia de Carinho em favor dos mais carentes traz-me o conforto de uma retribuição por tudo aquilo que esta cidade já me concedeu de alegria. Serei grato a Salvador, terra de Irmã Dulce, e a seu povo até o último dia de vida”, confessa, o chefe da Alba.

O Assembleia de Carinho, em apenas um ano, já firmou convênio com a Liga Bahiana contra o Câncer (Hospital Aristides Maltez), o Hospital Ana Nery, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), o Hospital Martagão Gesteira, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a Associação Amigos do Autista (AMA), a Fundação Dr. Jesus, o Instituto Manassés – além de apoio ao Grupo HTLVida, o Abrigo São Miguel e à Associação A Voz do Subúrbio.

Parceria entre Estado e NACPC amplia acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista

Camila Brito é moradora do bairro Sussuarana e segue com o filho Saulo Gabriel, que tem transtorno do espectro autista, para acompanhamento no Centro...

CAIU NA GAIOLA: Traficantes são presos durante operação em Apuarema

Três traficantes foram presos durante operação conjunta das Polícias Civil e Militar, deflagrada nesta sexta-feira (19), no município de Apuarema. Armas e drogas foram...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Parceria entre Estado e NACPC amplia acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista

Camila Brito é moradora do bairro Sussuarana e segue com o filho Saulo Gabriel, que tem transtorno do espectro...
Fundação Jose Silveira

Parceria entre Estado e NACPC amplia acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista

Camila Brito é moradora do bairro Sussuarana e segue com o filho Saulo Gabriel, que tem transtorno do espectro...

CAIU NA GAIOLA: Traficantes são presos durante operação em Apuarema

Três traficantes foram presos durante operação conjunta das Polícias Civil e Militar, deflagrada nesta sexta-feira (19), no município de...

Bispo Bruno Leonardo volta a Salvador em culto na Fonte Nova: ‘Celebração da vida e da nossa fé’

O bispo Bruno Leonardo, cuja pregações viralizam nas redes sociais, voltará a ministrar um culto na Fonte Nova, em...

Danilo Henrique (PP) diz que vai lutar por apoio de Zito, Emerson, Karlúcia e Otoniel à sua pré-candidatura

Danilo Henrique (PP) disse que Barreiras precisa de uma gestão que tenha um cuidado especial com as pessoas, que...