Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Termina neste domingo prazo para pedir isenção na taxa do Enem

Carlos Alexandre Carneiro Vaz, morador do Distrito Federal, trabalha como zelador durante o dia e pizzaiolo à noite. Ele tem um sonho antigo: fazer faculdade de enfermagem. Para isso, vai fazer neste ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga no ensino superior.

“Isso já vem dos meus pais, que não conseguiram e tentaram que eu fizesse, mas não dei conta também quando era jovem, por que as oportunidades foram poucas. Mas agora surgiu essa oportunidade, e estou agarrando com unhas e dentes”, disse Carlos.

Por ter estudado em escola pública e ter renda familiar per capita de menos de um salário mínimo e meio, ele já pediu a isenção da taxa de inscrição no Enem, que custa R$ 82. “Para mim ia ficar caro pagar essa taxa. Tenho três filhos, aí fica pesado”, diz.

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem termina às 23h59 de amanhã (15), pelo horário de Brasília. O benefício pode ser solicitado na página do Enem.

O resultado da solicitação será divulgado no dia 23 de abril, e os candidatos que tiverem o pedido negado terão até o dia 29 de abril para apresentar recurso da decisão. Quem teve isenção concedida no ano passado e faltou aos dois dias de prova terá que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Mas atenção: o pedido de isenção não garante a inscrição no exame. Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, também deverão fazer a inscrição entre os dias 7 e 18 de maio.

Quem tem direito à isenção:

– Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública

– Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

– Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

– Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima.

URGENTE! Homem é executado em estacionamento de supermercado em Paripe

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de um homem ainda sem identificação no final da tarde desta terça-feira...

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Em 2022, das 2.922 crianças nascidas vivas no Brasil, 243.008 estavam sem a primeira dose da vacina que protege contra a poliomielite, também conhecida...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

URGENTE! Homem é executado em estacionamento de supermercado em Paripe

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de um homem ainda sem identificação no...
Fundação Jose Silveira

URGENTE! Homem é executado em estacionamento de supermercado em Paripe

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de um homem ainda sem identificação no...

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Em 2022, das 2.922 crianças nascidas vivas no Brasil, 243.008 estavam sem a primeira dose da vacina que protege...

MATARAM JOHN: Bonde troca tiros com PM após homicídio em Ilha Amarela; entenda

A Polícia Civil investiga a morte de Jonatas da Conceição Passos Rocha, ocorrida na manhã desta terça-feira (23/04), na...

Autor da CPI do MST na Bahia, Leandro de Jesus é nomeado coordenador estadual da Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Presente em Brasília-DF, o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), a convite do deputado federal Zucco (PL), presidente da...