Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Veja mitos e verdades sobre a gripe; vacinação começa nesta segunda-feira

A campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira, 23, em todo o País. A mobilização nacional termina no dia 1º de junho e não haverá prorrogação. Poderá tomar a vacina quem pertence ao grupo prioritário, considerado pelo Ministério da Saúde mais suscetível ao agravamento de doenças respiratórios. A meta do governo federal é imunizar 54 milhões pessoas do grupo prioritário.

Podem se vacinar pessoas acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – entre eles, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde, também estão aptos a se imunizar os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Este público deve apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) também poderão se dirigir aos postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A chegada da campanha de vacinação traz algumas dúvidas: é preciso tomar a vacina todos os anos? A gripe pode matar? A vacina é a única forma de evitar gripe? Como parte da campanha, o Ministério listou mitos e verdades sobre a doença.

Mitos

1. É possível pegar gripe pela vacina?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

2. Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

3. A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

– Lavar e higienizar as mãos com frequência.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.

– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

– Ter boa alimentação e beber bastante líquido.

– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.

– Manter a sua casa bem arejada.

Verdades

1. É preciso tomar a vacina todos os anos?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

2. A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

3. Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

BBB 24: Isabelle diz ter visto partes íntimas de Davi após ‘grupo fadas’ pular pelado na piscina

Os participantes Alane, Beatriz, Davi, Isabelle e Matteus, integrantes do grupo fadas do BBB 24, cumpriram uma promessa em comemoração ao TOP 10 e...

Em reunião com Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia ações para solucionar déficit de energia no Oeste da Bahia

O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, se reuniu nesta terça-feira (26), na sede da concessionária em Barreiras com as diretorias da Associação...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

BBB 24: Isabelle diz ter visto partes íntimas de Davi após ‘grupo fadas’ pular pelado na piscina

Os participantes Alane, Beatriz, Davi, Isabelle e Matteus, integrantes do grupo fadas do BBB 24, cumpriram uma promessa em...
Prefeitura Porto Seguro

BBB 24: Isabelle diz ter visto partes íntimas de Davi após ‘grupo fadas’ pular pelado na piscina

Os participantes Alane, Beatriz, Davi, Isabelle e Matteus, integrantes do grupo fadas do BBB 24, cumpriram uma promessa em...

Em reunião com Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia ações para solucionar déficit de energia no Oeste da Bahia

O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, se reuniu nesta terça-feira (26), na sede da concessionária em Barreiras...

Morte de vendedor de gás no Nordeste de Amaralina

A morte de um vendedor de gás no Complexo do Nordeste de Amaralina, na noite de quarta-feira (27/03), causou...

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão...