Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Metrô chega à Estação Aeroporto e conclui etapa para melhoria da mobilidade de Salvador e RMS

Já pensou ir da Lapa, no centro da capital, até o Aeroporto Internacional de Salvador em 35 minutos, ou ir da região do Iguatemi, centro moderno, em pouco mais de 20 minutos, em uma viagem confortável, segura e livre de engarrafamentos? Isso será possível com a chegada do metrô à Estação Aeroporto.
Muito além de 3,5 km de extensão a mais na linha 2 do metrô, os baianos mudam a forma de se deslocar pela cidade e ganham em qualidade de vida por meio de redução no tempo de viagem, rapidez, conforto e segurança. De acordo com o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, as obras do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foram uma das mais rápidas de infraestrutura do mundo. “Esse último trecho da Linha 2 – Mussurunga até Aeroporto – foi muito desafiador, porque tivemos que fazer uma mudança muito complexa no sistema viário de Lauro de Freitas e conseguimos concluir em tempo recorde. Começamos as obras em agosto de 2016 e em dezembro do ano passado fizemos a viagem-teste, levando o trem até a nova e tão esperada estação. Hoje, o metrô de Salvador tem caráter metropolitano já que conseguimos chegar a Lauro de Freitas e, por isso, somos o terceiro maior sistema metroviário do país”, destaca.
O governador Rui Costa destacou a conclusão da obra que levou mais de uma década parada sob a gestão da prefeitura. “Com essa inauguração, o governo da Bahia finaliza e entrega à população a maior obra de mobilidade já construída em Salvador. É com imensa satisfação que vemos mais uma etapa concluída desse projeto que ficou parado por mais de uma década até que a gestão fosse transferida para o Estado. Agora, é seguir em frente e avançar até Lauro de Freitas e Águas Claras e Cajazeiras”, disse.
ED87D3C1 34B8 4DF1 BEBB 264AC26A2134
A Estação Aeroporto do Metrô possui 9.189,78 m² de área construída, capacidade para um fluxo de mais de 17 mil pessoas por hora e vai contar com sanitários (feminino, masculino e para pessoas com deficiência), dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade. 139 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação estarão à disposição do equipamento (estação, passarela, acessos ao shuttle e ônibus), fazendo o monitoramento do espaço, que também contará com rondas dos Agentes de Atendimentos e Segurança e iluminação em LED. A estação vai funcionar no mesmo horário de todo o sistema, das 05h à 00h, inclusive nos feriados e finais de semana. A tarifa é de R$ 3,70.

A Estação Aeroporto será integrada ao Terminal de Integração de Ônibus, que está sendo construído na região – e tem previsão de entrega para julho deste ano – e ao Terminal de Shuttle – ônibus exclusivo para traslado para o Aeroporto de Salvador. A conexão será feita por meio de passarela que possui 411 toneladas, 395 metros de extensão, 4,65 metros de largura nos tramos principais e 3 metros nos tramos de acesso, e tem capacidade para um fluxo de 9 mil pedestres por hora, já em funcionamento no mesmo dia da inauguração da Estação Aeroporto. O equipamento conta ainda com duas rampas de acesso, duas escadas rolantes inteligentes, um elevador com acesso direto ao Terminal de Ônibus (a entrar em funcionamento quando o terminal for inaugurado) e câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação.

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista, chamou a atenção dos moradores...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...
Prefeitura Porto Seguro

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...