Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador recebe projeto que visa levar orientações sobre hortas urbanas neste domingo

Em meio ao concreto da cidade grande, muros e prédios, um terreno ocioso ou baldio pode trazer um respiro de uma vida mais saudável e sustentável através das hortas urbanas. Essa é a ideia principal que o projeto “A Tenda o Verde” visa levar para a comunidade: a possibilidade de transformar espaços urbanos em hortas. E neste domingo (29.04), Salvador será o primeiro local a receber as instruções para a implantação dessa ideia, na Alameda dos Ipês, no Parque da Cidade, às 8h.

Na ocasião, além das orientações de como implantar uma horta, serão distribuídas sementes de hortaliças e mudas de várias espécies como incentivo à plantação. Estarão presentes o Professor Dr. Jairton Fraga, especialista e pesquisador da área de agricultura orgânica, agroecologia e fitotecnia de cultivos irrigados, André Fraga, titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), Ivanilson Gomes, o presidente da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), além dos representantes das hortas urbanas existentes em Salvador.

Pensado pela FVHD, o projeto irá aportar em 12 cidades baianas, além da capital, sendo elas: Simões Filho, Camaçari, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Candeias, Irecê e Juazeiro. “Durante as nossas viagens, levaremos conhecimentos básicos e instruções para a criação e desenvolvimento de uma horta na comunidade, no quintal, no condomínio, onde houver um espaço, além de dicas e sugestões”, explica Ivanilson Gomes.

“A Tenda o Verde” vai apresentar técnicas referentes à produção de hortaliças, desde a escolha do local de plantio, do substrato, das espécies a serem cultivadas, bem como a determinação da época de plantio, dos cuidados a serem tomados com o solo, com a fertilização orgânica, o emprego dos tratos culturais e durante a colheita. Segundo o presidente da FVHD, o objetivo do projeto é incentivar a sociedade a transformar espaços urbanos em hortas e tornar a relação da comunidade com o bairro e seu entorno mais prazerosa.

Alface, hortelã, couve, cebolinha, frutas, como maracujá, mamão e melancia; legumes, como abóbora, beterraba e quiabo. Além de plantas medicinais, como boldo, capim-santo e erva-cidreira são algumas das possibilidades que uma horta pode oferecer para uma alimentação mais saudável e orgânica para a comunidade. Isso sem contar com o fator econômico e a oportunidade do aprendizado do trabalho em grupo e maior contato com a natureza.

Salvador é um grande exemplo de como a ideia de hortas no meio urbano pode dar certo. Tem a unidade do Horto Florestal, a do Alto do Itaigara e a Horta da Paulo VI, na Pituba – que que existe há quase dois anos, já colheu e doou mais de dois mil quilos de alimentos a entidades carentes. O plantio da Escola Fernando Presídio, em Paripe, por exemplo, já oferece mantimentos para o próprio preparo da merenda escolar, além das doações feitas a abrigos da região.

Diego Coronel discute com ministro do Turismo estratégias para redução de custos nos cruzeiros

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo, Diego Coronel (PSD), esteve em reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na...

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do cachorro Joca, da raça golden...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Diego Coronel discute com ministro do Turismo estratégias para redução de custos nos cruzeiros

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo, Diego Coronel (PSD), esteve em reunião com o ministro...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Diego Coronel discute com ministro do Turismo estratégias para redução de custos nos cruzeiros

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo, Diego Coronel (PSD), esteve em reunião com o ministro...

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do...

Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana...

Prefeitura doa computadores e outros aparelhos a instituições de atendimento a pessoas com deficiência

A Prefeitura de Salvador vai doar 40 computadores para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) voltadas para o atendimento...