‘Forró da Sucupira’: população quer evento no calendário de Salvador

O tradicional ‘Forró da Sucupira’, realizado na comunidade de Santa Cruz, em Salvador, pode entrar para o calendário oficial de eventos da capital baiana. É o que pede a população do bairro soteropolitano, que participa de uma audiência pública para debater o assunto na próxima quinta-feira (24), no Colégio Municipal Teodoro Sampaio. O encontro será às 19h, contará com o vereador e representante da comunidade na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), e vai ampliar os debates da importância de introduzir no calendário de eventos da cidade o ‘Dia do Forró Tradicional de São Pedro’, data dedicada ao ‘Forró da Sucupira’.

De acordo com informações do grupo cultural de Santa Cruz que acompanha a demanda, “a data é de suma importância, por gerar emprego e renda para a população”. Ainda segundo os dados, “muitos trabalhadores, como ambulantes, veem nesse período condições favoráveis para ampliar vendas e gerar empregos”. Para Suíca, as questões culturais e o tradicionalismo do evento, por si só, já são razões plausíveis para que o dia seja instituído. “É também um importante entretenimento social para a região. O evento atrai muitos turistas que passam a conhecer a história da festa”, aponta o edil petista.

Cerca de 200 pessoas participam da audiência pública, no próximo dia 24 de maio, e a data a ser escolhida para a festa ainda não foi definida pelo grupo de moradores, mas é provável que seja sempre uma semana depois do São Pedro (29 de junho). O tradicional forró mantém a história e a cultura do bairro de Santa Cruz vivos. São mais de 600 pessoas que participam todos os anos do evento. A sociedade local fez um abaixo assinado e vai apresentar durante a audiência pública.

Relacionados