Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ativista dos direitos humanos recebe Medalha Thomé de Souza

O professor da Universidade Estadual da Bahia e ativista na luta pelos Direitos Humanos, José Cláudio Rocha, recebeu, na noite desta quinta-feira (17), a Medalha Tomé de Souza, em sessão solene, no Plenário Cosme de Farias, promovida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

O legislador destacou o “importante trabalho” desenvolvido pelo professor. “Diante da trajetória deste profissional, que se dedicou por décadas em uma área essencial à vida da população de Salvador, Bahia e Brasil, e pela atuação como líder de uma causa essencial no cotidiano da vida social e cultural, é um justo reconhecimento conceder esta condecoração”, justificou Hélio Ferreira.

José Cláudio Rocha 2

Coordenador Geral do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Cláudio foi conduzido ao plenário pela mãe, Dávia Francisca da Silva Rocha, e pelas filhas, Sofia Freitas Rocha e Beatriz Freitas Rocha. O professor se demonstrou honrado por receber o título na Câmara de Salvador. “É um momento de muita alegria para mim receber esse reconhecimento. A medalha não é só minha. É fruto de um trabalho de toda uma equipe, que luta pelos direitos humanos, por uma sociedade mais justa e igual para todos”, declarou José Cláudio Rocha. A vereadora Marta Rodrigues (PT) presidiu interinamente a sessão especial no momento do discurso de Hélio Ferreira. “É uma homenagem muito justa e merecida”, parabenizou.

José Cláudio Rocha 3

Também fizeram parte da mesa: o presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos; o vice-reitor da UNEB, Marcelo Ávila; a pró-reitora de Ações Afirmativas da UNEB, Amélia Maraux; e o coordenador do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades, Luiz Carlos Rocha.
Os artistas Geovan Noronha, Ronaldo Bonfim e Ju Lourenço foram convidados para fazer apresentações musicais durante a sessão.

Direitos humanos

Nascido no bairro da Saúde, em Salvador, José Cláudio é de uma família de oito filhos. Sua trajetória no campo da educação começou ainda no Ensino Médio, quando participou do Centro Cívico do Colégio Estadual Doutor Eduardo Bizarria Mamede e do movimento estudantil nos bairros da Saúde e Nazaré.

José Cláudio Rocha 1

Em 1983, aos 17 anos, foi aprovado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o curso superior de Ciências Econômicas, ingressando em 1984. Na faculdade, sempre nutriu interesse pela teoria marxista e por estudos que tratavam sobre a realidade brasileira. Em 1988, Cláudio concluiu a graduação.

Na Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR), o professor Claudio Rocha deu início a sua vocação para defensor dos direitos humanos, onde atuou como coordenador dos programas de educação jurídica popular, políticas públicas e cidadania. Nesta função, fez um combate profundo ao trabalho escravo na Bahia e no Brasil.

Como dirigente da AATR, fundou ainda o Fórum de Movimentos e Entidades de Direitos Humanos da Bahia (FEMDH), trabalhando pela articulação de políticas públicas, do Programa Universidade e Cidadania e do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas.

Como membro do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos e do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas, ambos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, foi reconhecido por vários pesquisadores do Brasil e do mundo como um ativista fundamental na luta pela manutenção dos direitos humanos em todo o Brasil.

José Cláudio Rocha 4

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o público da faixa etária de...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para o Pé-de-Meia Além de reestruturar parte...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para...

Falso professor é preso em flagrante em universidade federal no interior da Bahia

Um homem foi preso em flagrante suspeito de se passar por um professor da Universidade Federal do Sul da...

Atendimento da Semob para táxi e transporte escolar é retomado nesta terça (23)

Os permissionários de transporte escolar e taxistas de Salvador que estão aguardando atendimento na Coordenação de Transportes Especiais (Cotae),...