Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Pituba ganha mais brilho com requalificação da Praça Wilson Lins e estátua de João Ubaldo

Uma das áreas mais movimentadas da cidade, a Pituba ganhará novo cenário a partir de agora. Trata-se da Praça Wilson Lins, palco da instalação da piscina olímpica, integrante da Arena Aquática de Salvador, que passará por uma ampla requalificação. A ordem de serviço para início das obras foi assinada na noite desta sexta-feira (18) pelo prefeito ACM Neto, em evento realizado na Praça Nossa Senhora da Luz, que ganhou mais brilho, com a inauguração de uma estátua em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro.

A conexão das praças Wilson Lins e Nossa Senhora da Luz integra o pacote de ações para implantação da Arena Aquática de Salvador, além de intervenções estéticas e viárias na região do Jardim dos Namorados, que permitirão o acesso direto dos veículos para a Avenida Manoel Dias da Silva. Considerado acesso prioritário para a Arena Aquática, que comportará a piscina olímpica que sediará ações de formação de atletas e disputas de natação, a ligação entre os espaços será semelhante ao que foi realizado na orla do Rio Vermelho, com a conexão entre a pista e a praça, formando um grande calçadão compartilhado e no mesmo nível.

Segundo o prefeito ACM Neto, essas obras dão novo significado a uma área que estava subutilizada desde que deixou de abrigar o antigo Clube Português. “Essa praça nunca teve uma funcionalidade real desde então, e por isso identificamos a possibilidade de implantar o parque aquático, recuperar a praça Wilson Lins e integrá-la à Praça Nossa Senhora da Luz, que tem um espaço grande, foi recuperada na nossa gestão, mas que também tinha pouca utilidade exatamente por estar no miolo. Agora teremos uma coisa só, com nova funcionalidade”, pontuou.

Reforma estrutural – Com 15 mil m² de área, a Praça Wilson Lins passa por uma grande reforma estrutural, com projeto desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF). Dentre as obras realizadas destacam-se contenção marítima, com a construção de um muro de alvenaria que avança por 100 metros e visa conter a erosão causada pela subida do nível do mar. O investimento neste espaço é da ordem de R$ 6,2 milhões, incluindo intervenções na rede de drenagem, anfiteatro, arquibancada, vestiário, banheiros, academia de ginástica, entre outras estruturas.

Escolhida para receber a piscina de tamanho olímpico – 25 metros x 50 metros -, que integrou o equipamento construído para abrigar os esportes aquáticos da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, a iniciativa conta com parceria entre a Prefeitura e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e vai beneficiar 2,5 mil crianças e adolescentes com aulas de iniciação esportiva. O espaço receberá ações de paisagismo, novas áreas de lazer e contemplação, além de estacionamento e iluminação.

Escritor – A cultura e o incentivo à leitura também serão contemplados neste processo de intervenção na orla da Pituba. Reconhecido com um dos maiores escritores contemporâneos da língua portuguesa, João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), baiano de Itaparica, será homenageado através da estátua. A obra, confeccionada em fibra de vidro e em tamanho natural pela artista Márcia Magno, foi implantada na Praça Nossa Senhora da Luz, a pedido da família do escritor. O projeto é fruto de parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

“Estamos prestando uma homenagem a esse grande baiano, que foi João Ubaldo Ribeiro. Logo após seu falecimento, já queríamos prestar essa importante homenagem. Já temos o Selo João Ubaldo Ribeiro, que é um incentivo às produções literárias, sobretudo àquelas que não têm apelo comercial, e agora temos mais uma forma de prestigiar o imortal escritor. É uma homenagem mais do que justa a esse grande homem, que ajudou a projetar a Bahia para o mundo inteiro”, destacou ACM Neto.

Grata por mais essa iniciativa da Prefeitura, a filha do escritor, Emília Ribeiro, exaltou a alegria de ver a homenagem numa área tão importante para a memória da família. “A Pituba foi escolhida para instalar a estátua porque meu pai morou aqui muitos anos antes de ir para o Rio de Janeiro. Na verdade, meus avós paternos foram alguns dos primeiros moradores daqui do bairro. Eu mesma nasci aqui e morei na Pituba durante 39 anos. A família se sente muito gratificada com em relembrar essa memória especial”, explicou Emília Ribeiro, presente na ocasião.

“O trabalho de João Ubaldo é referência e está intimamente vinculado à identidade de Salvador e da Bahia de forma geral. Essa homenagem é uma forma da cidade reconhecer a trajetória de João, buscando apresentar sua obra a leitores da nova geração. Além disso, pensando nesta nova geração, será implantado um QR Code na estátua, de forma que as pessoas, através da leitura do código via celular, possa acessar toda a obra dele por meio digital”, explica Fernando Guerreiro, presidente da FGM.

A ação integra a programação do projeto Caminhos da Leitura, da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM. A iniciativa pretende incentivar a humanização das praças, por meio do hábito e do prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, entre outras atividades, em escolas, bibliotecas e praças nos bairros de Salvador.

Além da estátua do escritor, a praça passa a contar com uma caixa do programa Livres Livros, que será abastecida com obras literárias, bem como exemplares da Coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, lançado pela Fundação, que já conta com a publicação de oito obras dos gêneros Conto, Crônica, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia, Romance e Republicação.

O local ganhou bancos no entorno do monumento, a fim de promover um ambiente de lazer que estimule o prazer da leitura no próprio local. Será possível conhecer um pouco mais sobre o escritor a partir da biografia registrada na placa de inauguração e, virtualmente, através da ação #Reconectar, com impressão de um QR Code. A tecnologia permite acessar, pelo tablet ou celular com leitor de QR Code, a ficha com mais informações sobre o monumento nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

Bahia enfrenta o Fluminense em busca da primeira vitória na Série A

O Bahia recebe o Fluminense nesta terça-feira (16/04), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela segunda rodada do Campeonato...

Polícia Federal encontra 9 corpos após resgate de barco à deriva; vítimas são migrantes da África

Nove corpos foram encontrados após o resgate do barco de 13 metros encontrado à deriva no litoral do Pará. As informações foram divulgadas pela...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia enfrenta o Fluminense em busca da primeira vitória na Série A

O Bahia recebe o Fluminense nesta terça-feira (16/04), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador,...
Fundação Jose Silveira

Bahia enfrenta o Fluminense em busca da primeira vitória na Série A

O Bahia recebe o Fluminense nesta terça-feira (16/04), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador,...

Polícia Federal encontra 9 corpos após resgate de barco à deriva; vítimas são migrantes da África

Nove corpos foram encontrados após o resgate do barco de 13 metros encontrado à deriva no litoral do Pará....

Mercado mantém otimismo com inflação e economia

Expectativas de queda da inflação e otimismo com a economia do país. Este é o cenário projetado pelo mercado...

GRAVE ACIDENTE: Caminhão carregado de bloco bate em carreta e deixa trânsito lento na CIA-Aeroporto

Um grave acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (16/04), na BA-526, conhecida como CIA-Aeroporto, no sentido Salvador. Como relataram fontes...