Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dificuldades para amamentar? Procure uma unidade de saúde ou banco de leite!

Muitas mães, de primeira viagem ou não, encontram dificuldades para amamentar seus bebês recém-nascidos. Isso é bem comum e pode ter diversas causas: a criança pode estar em uma posição inadequada, a mãe pode ser muito jovem ou de idade avançada, um dos dois pode estar com algum problema de saúde, entre outros fatores. Cada caso é único, como explica a coordenadora de Aleitamento Materno e Bancos de Leite Humano do Distrito Federal, Miriam Santos.

“É uma coisa muito individual: para cada bebê, cada mãe e cada família. Para todas as situações, em todo o País, existe uma rede de apoio que começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem Bancos de Leite Humano (BLHs) como referência especializada”, explica Miriam.

Apoio integral e gratuito

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, nas Unidades Básicas de Saúde, acompanhamento pré-natal para gestantes, quando elas já recebem orientações e são “treinadas” para amamentar. É para a UBS mais próxima de casa que as mães devem voltar se tiverem alguma dificuldade ou impedimento na alimentação do bebê com o leite materno (único alimento que deve ser ingerido até os seis meses de idade).

Lá, profissionais treinados vão oferecer o apoio que ela precisa. Se o problema não for resolvido, ela é encaminhada para o banco de leite da região. Se preferir, ela também pode procurar, como primeira opção, o BLH mais próximo.

“Quando ela chega tanto na UBS quanto no banco de leite, é feita uma consulta para identificar se trata-se de um problema ou alteração na saúde dela ou do bebê por conta da qual ele não consegue mamar”, explica Miriam Santos. A coordenadora garante que não existe um protocolo padrão para todos os atendimentos: cada um é tratado de acordo com suas peculiaridades.

Miriam Santos afirma que a “maioria” das mulheres que buscam ajuda para amamentar nas UBS e nos bancos de leite se torna doadora e contribui para abastecer o estoque local. Ela afirma que esse gesto é “extremamente importante”, uma vez que o leite humano é o melhor alimento para que qualquer criança se desenvolva e cresça de forma saudável.

“Muitas vezes a criança nasce prematura, por exemplo, e as mães não têm condições de saúde para alimentar os filhos com o próprio leite, por isso é tão importante ter essa rede de mulheres que doam leite materno. Esse leite passa por rigorosas etapas de processamento e controle de qualidade”, garante a coordenadora.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...