Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Salvador ganha primeiro jardim etnobotânico em local sagrado para o candomblé

Um sentimento de fé e preservação tomou conta do Parque em Rede Pedra de Xangô, localizado em Cajazeiras X, na manhã desta sexta-feira (08), durante a criação do primeiro jardim etnobotânico da capital baiana, com o plantio de sete árvores de espécies sagradas do candomblé. Entre as espécies plantadas estão aroeira, peregun, akoko e espada de Iansã, entre outras mudas que foram doadas pelo povo de santo que mora na região.

08 06 2018 Arvores Sagradas Pedra de xango Fot Bruno Concha Secom Pms 18

A área protegida pela Prefeitura com base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014). A iniciativa faz parte da semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça (05). A ação contou com o envolvimento de adeptos do candomblé e membros do Grupo de Trabalho de Conservação, formado por técnicos da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), além de integrantes da sociedade civil. A ação contou com o apoio da Limpurb, que realizou um mutirão de limpeza antes do plantio.

08 06 2018 Arvores Sagradas Pedra de xango Fot Bruno Concha Secom Pms 14

As plantas cultivadas no parque etnográfico serão utilizadas para fins religiosos, medicinais e alimentares, atendendo às comunidades que vivem próximas ao parque. A área do local – definida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, em 2016 – conta com doze espaços considerados sagrados pelo candomblé.

“Com essa iniciativa, a gente espera engajar a comunidade do entorno no cuidado com essa área. Além da relevância do ponto de vista ambiental, é uma ação que também tem um valor cultural, já que as espécies plantadas são sagradas para o candomblé e vão ser usadas no dia a dia da comunidade”, afirma André Fraga, titular da Secis.

Para Gayaku Sinay de Oya, sacerdote do terreiro Vodun Kwe tò zò, localizado no bairro de Fazenda Grande II, a ação representa a união dos povos de santos na preservação dos espaços ambientais. “Para nós, do candomblé, essa iniciativa é um divisor de águas. Este espaço representa a união dos povos de santo para que as áreas sejam preservadas. Este novo parque etnobotânico é uma grande vitória de muitas que queremos alcançar”, celebra.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...