Funcionários da Petrobras iniciam greve contra novo governo e venda de ativos

rabalhadores de várias unidades da estão em greve desde o final da noite de quinta-feira, em uma de 24 horas que protesta contra o novo governo do interino e o plano de venda de ativos da estatal.

Segundo informações da Federação Única dos Petroleiros (FUP), funcionários de várias bases do Sistema iniciaram o corte na rendição dos turnos das unidades operacionais. O movimento também atinge algumas plataformas na Bacia de Campos, principal região produtora de petróleo.

Endividada e diante de preços mais baixos do petróleo, a tem como meta obter mais de 14 bilhões de dólares em 2016 por meio da venda de ativos, visando reduzir a alavancagem.

No Terminal da Transpetro de Cabiúnas, em Macaé (RJ), o corte de turno foi feito às 23h, disse a FUP em nota. O mesmo aconteceu na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Terminal de Campos Elíseos e na Termoelétrica Governador Leonel Brizola, em Duque de Caxias (RJ), segundo a federação.

A FUP afirmou que trabalhadores de dez plataformas de petróleo da Bacia de Campos também aderiram ao movimento.

No Paraná, os trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) estão parados desde a zero hora de sexta-feira.

Na Bahia, nos campos de produção terrestre do Ativo Norte, que foram colocados à venda pela , segundo a FUP, os petroleiros iniciaram a greve na manhã de quinta e seguirão de braços cruzados até o final desta sexta-feira.

A nacional de 24 horas foi aprovada em todos os sindicatos da FUP, com exceção de Minas Gerais. A maior parte das bases iniciou as mobilizações na manhã desta sexta, segundo a entidade.

 

*Reuters

PM doa agasalhos e alimentos para pessoas em vulnerabilidade social no Aquidabã

Em continuidade a Campanha do Agasalho 2020, iniciada no último domingo (10), a Polícia Militar, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), realizou...

Policiamento é reforçado em 5 bairros da capital após morte de “Coruja”

Unidades especializadas da Polícia Militar reforçam, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (14/08), o patrulhamento nos bairros do Nordeste de Amaralina, Liberdade, Pero Vaz, Santa...

Novas Avenida Sete e Castro Alves aliam modernidade à história da região

Foto: Valter Pontes - Secom Uma das regiões mais movimentadas da cidade, conhecida pela história, pelo forte comércio e pelo Carnaval, ganhou um novo aspecto visual, mais moderno...

A técnica secreta para cozinhar um cuscuz super fofo e delicioso

Quer aprender a preparar cuscuz para servir como acompanhamento para uns hambúrgueres ou para incluir numa salada rica em proteína? Saber cozinhá-lo da melhor forma será sempre...