Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Polêmica! Deputado quer banir fogos de artifícios sonoros na Bahia

A tradicional queima de fogos comum durante os festejos juninos no Nordeste afeta a qualidade de vida dos animais, segundo o deputado estadual Marcell Moraes (PSDB). Por isso, o tucano quer banir os fogos de artifício sonoros na Bahia com o projeto de Lei 21381/2015.

A matéria proíbe a “comercialização, uso, queima, soltura e manuseio de fogos de artifício, artefatos pirotécnicos, rojões e foguetes que causem poluição sonora como estouro e estampidos”. A proibição estende-se a todo o território do Estado da Bahia, em recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados.

“Será que se fosse nós seres humanos que estivéssemos sofrendo alguma desordem à saúde por causa do barulho desses fogos já não teriam encontrado uma solução para diminuir as consequências? Então, porque os animais – seres vivos – têm que continuar penando para que uma tradição seja mantida?”, questiona o parlamentar. Segundo a proposta, em caso de descumprimento a pena será a prisão de três meses a um ano e multa, aplicada em dobro em caso de reincidência.

O texto visa promover também o bem-estar de idosos, crianças, pessoas com hipersensibilidade auditiva, pessoas dentro do espectro autista.

O deputado ressalta que o projeto não tem a intenção de acabar com os espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios. “A problemática apenas visa em proibir que sejam utilizados e/ou comercializados artefatos que causem barulho, estampido e explosões, causando risco à vida humana e dos animais. O benefício do espetáculo dos fogos é visual e é conseguido com o uso de artigos pirotécnicos sem estampido, também conhecidos como fogos de vista”, conclui.

Efeitos colaterais do ruído de fogos – A queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis em animais, especialmente àqueles dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada.

Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos, geralmente reagem mal aos fogos. Alguns cães mostram- se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico. Em caso de animais silvestres tanto o clarão quanto a explosão matam os animais silvestres por estresse ou coração. Muitos, desorientados, buscam refúgio diante dos obstáculos que levam muitos a morte e alteram inclusive rotas de migração de aves interferindo diretamente no ciclo reprodutor.

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04). A história da jovem viralizou...

“ATÉ TIROS DERAM”: Integrantes da TUI agridem ambulantes e destróem mercadorias após BAVI

Uma idosa de 62 anos que vende cerveja e churrasquinho durante os jogos do Vitória no Barradão acusou integrantes da torcida organizada Imbatíveis, a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04)....
Fundação Jose Silveira

Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, se casa aos 17 anos

A influenciadora digital Isabel Veloso, de 17 anos, celebrou o casamento com Lucas Borbas no religioso nesta segunda-feira (22/04)....

“ATÉ TIROS DERAM”: Integrantes da TUI agridem ambulantes e destróem mercadorias após BAVI

Uma idosa de 62 anos que vende cerveja e churrasquinho durante os jogos do Vitória no Barradão acusou integrantes...

CHUVA DE TIROS: Jovem executado em via pública de Lauro de Freitas

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite dessa segunda-feira (22/04), na Rua América Dourado,...

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma...