Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Brasil bate a Sérvia, garante ponta de grupo e vai enfrentar o México nas oitavas

O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Garantiu o primeiro lugar no Grupo E, com sete pontos, ao vencer a Sérvia por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Spartak Stadium, em Moscou, em sua melhor atuação na competição. Venceu com um futebol convincente. Na segunda-feira, às 11 horas (de Brasília), na Arena Kazan, em Kazan, enfrenta o México, segundo colocado do Grupo F, por vaga nas quartas de final.

No outro jogo do grupo, a Suíça ficou no empate por 2 a 2 com a Costa Rica, em Nijni Novgorod, e terminou em segundo lugar com cinco pontos – a Sérvia foi a terceira, com três, e os costarriquenhos somaram o primeiro ponto na Copa do Mundo. Pelas oitavas de final, os suíços enfrentarão a Suécia, líder do Grupo F, na terça-feira, às 11 horas (de Brasília), na Arena Zenit, em São Petersburgo.

A seleção brasileira fez o seu melhor primeiro tempo nesta Copa do Mundo. Superior até ao da estreia contra a Suíça – naquela ocasião, se descontrolou na etapa final – porque foi mais objetiva. Neymar e Philippe Coutinho, os dois principais jogadores do time, estavam bem. Paulinho também subiu de produção em relação aos jogos anteriores.

A Sérvia mostrou ser um adversário bastante complicado. O time europeu marcou bem, adiantado, tentou impor dificuldade à defesa brasileira. E usou a sua principal arma: as bolas altas. Estas, porém, foram bem neutralizadas pela zaga do Brasil e pelas saídas precisas do goleiro Alisson.

A seleção começou a partida tentando jogar pelos dois lados do campo, mas logo no início Marcelo teve de ter substituído. Segundo o departamento médico da CBF, o lateral-esquerdo teve um espasmo na coluna ao tentar uma arrancada e precisou ser substituído. Com isso, o Brasil perdeu os seus avanços, uma vez que Filipe Luis não é um grande apoiador.

Com a Sérvia bem postada na defesa, o Brasil tinha como alternativa os lançamentos longos e as infiltrações. Teve uma boa chance aos 24 minutos com Neymar, mas o goleiro Stojkovic conseguiu defender o chute. Aos 28, Neymar deu belo passe em profundidade para Gabriel Jesus, de novo enrolado em campo, mas o atacante se atrapalhou e Veljkovic conseguiu fazer o corte.

Aos 33, a Sérvia teve a sua melhor chance, mas Mitrovic errou na conclusão. O castigo veio dois minutos depois: Philippe Coutinho fez grande lançamento para Paulinho, que se infiltrou, ganhou do zagueiro na corrida e fez 1 a 0 na saída de Stojkovic.

Em vantagem, o Brasil manteve o domínio até o final da etapa e quase faz o segundo aos 43 minutos, quando Neymar tentou por cobertura, mas errou o alvo.

Na etapa final, a Sérvia se propôs a ser mais ofensiva. Mas além de encontrar a defesa brasileira bem postada nos primeiros 15 minutos, deu espaço para o contra-ataque. Em um deles, Neymar perdeu o gol ao chutar nas pernas de Stojkovic, após belo lançamento de Philippe Coutinho. Aos 15, porém, o Brasil levou um grande susto. Após cruzamento da direita, Alisson falhou e rebateu na cabeça de Mitrovic, mas Thiago Silva evitou o empate.

Os europeus cresceram, começaram a pressionar e tiveram quatro chances seguidas para empatar. Em uma delas, Mitrovic obrigou Alisson a difícil defesa. O técnico Tite agiu imediatamente e reforçou a marcação com a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho.

Ainda não dava nem para saber se o time conseguiria neutralizar a pressão sérvia por meio da substituição, quando a seleção definiu o jogo. Aos 23 minutos, Neymar cobrou escanteio e Thiago Silva cabeceou para fazer 2 a 0. A partir do segundo gol, o Brasil “amassou” a Sérvia. Dominou o jogo como quis. O adversário não teve mais forças para tentar reagir e o placar poderia ter sido até mais dilatado não fossem algumas chances perdidas, como uma em que Neymar chutou por cima do gol e outra em que ele tentou dar um toquinho para tirar do goleiro, que levou a melhor no lance.

Ainda assim, teve, após a jogada, o nome finalmente gritado pela torcida, que reconheceu a boa atuação do craque do time. E os gols perdidos não fizeram falta. O importante foi que o Brasil venceu, convenceu e vai com moral elevado para a fase de mata-mata.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...