Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Desigualdade social contribui para o círculo vicioso da corrupção

O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, disse que a desigualdade social no país contribui para o círculo vicioso da corrupção. Ele participou hoje (4) do Fórum do jornal O Estado de S. Paulo sobre compliance, na capital paulista.

Para o ministro, as experiências de outros países que viveram o mesmo problema mostram que grandes crises – como a que o Brasil vive – são comuns antes que se deixe a corrupção para trás. Ele explica que o círculo vicioso inclui de desconfiança generalizada da população em seus líderes à lógica particularista. “Isso [lógica particularista] explica os agentes envolvidos em corrupção, porque eles não entendem o dinheiro como da sociedade”, disse.

Outro fator que intensifica o círculo vicioso é a forte polarização de pensamentos na sociedade brasileira atual. “Ou você é Flamengo ou Vasco, ou direita ou esquerda, o que dificulta muito o diálogo racional, fica difícil buscar um consenso”, declarou. O ministro defendeu que a população tenha mais acesso à informação e mais certeza da existência de planos e medidas reais por parte do governo com objetivo, “se não de eliminar, mas detectar os casos de corrupção”.

Portal da Transparência

Segundo o ministro, a CGU respondeu 99% dos pedidos de informações recebidos via Lei de Acesso à Informação em 2017. No total, foram 560 mil pedidos, sendo que o canal levou, em média, 14 dias para responder à demanda. “Se você não responde em 60 dias, você não sabe se é [uma resposta] negativa ou se é ineficiência do governo”.

No ano passado, o Portal da Transparência recebeu 21 milhões de visitas. De acordo com o ministro, a página está com interface mais direta, mais interativa e navegação intuitiva. Além de dados sobre o governo federal, é possível obter informações em âmbitos estadual e municipal. Estados e municípios são incentivados pela CGU a manter as medidas de transparência atualizadas.

Cartão corporativo e salários

Wagner Rosário destacou a importância do uso do cartão corporativo para a transparência. “Uma das ferramentas mais inteligentes são os gastos com cartão corporativo, que é rastreável e você sabe onde foi gasto”. Em 2007, segundo o ministro, foram pagos 70 milhões nos cartões, valor “muito pequeno” tendo em vista o total de gastos do governo federal. Assim que foi disponibilizado o extrato dos cartões, no ano seguinte, os gastos caíram para 55 milhões. “Porque as pessoas tinham receio de que vejam com o que elas estavam gastando”.

Outro exemplo foi a abertura dos salários de servidores públicos, muito questionada inicialmente. “Depois que colocou, acabou a discussão, as dúvidas que existiam ficaram para trás. Nada mais justo que as pessoas saibam quanto cada uma delas recebe”, disse o ministro.

AGORA! Caminhão de coleta de lixo invade residências em São Caetano

Um caminhão de coleta de lixo invadiu duas casas no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (18/04). Segundo fontes do...

Contran permite o uso de vestimentas religiosas em fotos da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que flexibiliza as regras para fotos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), permitindo o uso...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

AGORA! Caminhão de coleta de lixo invade residências em São Caetano

Um caminhão de coleta de lixo invadiu duas casas no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta...
Fundação Jose Silveira

AGORA! Caminhão de coleta de lixo invade residências em São Caetano

Um caminhão de coleta de lixo invadiu duas casas no bairro de São Caetano, em Salvador, na manhã desta...

Contran permite o uso de vestimentas religiosas em fotos da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que flexibiliza as regras para fotos da Carteira Nacional de...

Sistema de Reconhecimento Facial buscará foragidos na Micareta de Feira

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será utilizado na Micareta de Feira, que começa nesta...

Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública

Salvador recebe nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional...