Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Aumento da taxa de ocupação hoteleira reflete retomada do setor turístico

A retomada do crescimento da rede hoteleira de Salvador segue animando profissionais e entidades ligadas ao setor. No primeiro semestre deste ano, a taxa de ocupação alcançou 61%, traduzindo-se no incremento de 8% em comparação ao mesmo período de 2017, que atingiu 53%. As principais causas apontadas para esse aumento foram apresentadas nesta segunda-feira (16) durante o lançamento da programação do Road Show 2018, na Sala de Cinema da Casa do Carnaval (Pelourinho).

O encontro foi dirigido pelo titular da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, e pelo presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia), Glicério Lemos, reunindo jornalistas de diversos veículos de comunicação da cidade. O Road Show consiste em promover capacitações direcionadas aos principais agentes de viagem e operadores dos mercados de turismo emissivo para Salvador.

“Tivemos um aumento de 10% no fluxo de turistas no ano passado e agora, no primeiro semestre de 2018, já ultrapassamos o número de 4,7 milhões de turistas, sendo a melhor taxa nos últimos seis anos”, pontuou Cláudio Tinoco. Ele também exibiu algumas das estratégias da Prefeitura para promoção da cidade e os resultados obtidos através das ações em parceria com o trade turístico, como investimento em marketing digital, implantação da Casa Salvador, Programa de Otimização de Performance (POP), além de desenvolvimento de web séries nas áreas de gastronomia, moda e design.

“Salvador já é um destino no imaginário das pessoas pela sua história, cultura, belezas naturais, orla extensa, plataforma de eventos mais concentradas, sobretudo, no Carnaval. Tudo isso é importante transmitir para as pessoas que vendem os pacotes turísticos e viagens”, disse Tinoco. Ele enfatizou o compromisso da Prefeitura em fortalecer a indústria hoteleira na cidade.

Para Glicério Lemos, a renovação da cidade nos últimos cinco anos, com requalificação da orla, novos produtos e equipamentos culturais, é um dos fatores que tem contribuído para atrair visitantes. “A imagem da cidade estava ruim e eles (agentes de viagem) não queriam vender. A nossa expectativa é que tenhamos um desempenho similar nos próximos seis meses de 2018, pois daremos continuidade aos eventos voltados para o trade turístico. Desta forma, os resultados tendem a ser superiores aos do ano passado. Para 2019, as expectativas também são positivas com a construção do Centro de Convenções, reforma do aeroporto de Salvador e término da construção do metrô”, completou Lemos.

Road Show – Até novembro, 16 cidades do país e da América Latina serão alcançados com o Road Show 2018. São elas: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Goiânia, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Caxias, Novo Hamburgo, Gramado, Santiago (Chile), Buenos Aires, Córdoba, Rosário (Argentina), e Montevidéu (Uruguai).

Também faz parte da programação um evento social direcionado às grandes agências de viagens e operadores para o destino Salvador, que é tão rico em história, cultura e belezas naturais. Serão apresentados a eles os pontos turísticos da cidade, cultura e a gastronomia, entre outros atrativos como praias e plataforma de eventos. “As capacitações de agentes e operadores de viagens estão ajudando na recuperação do fluxo turístico da capital, como ocorreu em 2017, com a capacitação de mais de 2.5 mil agentes, em 15 cidades brasileiras e estrangeiras”, lembrou Tinoco.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...