Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Aumento da taxa de ocupação hoteleira reflete retomada do setor turístico

A retomada do crescimento da rede hoteleira de Salvador segue animando profissionais e entidades ligadas ao setor. No primeiro semestre deste ano, a taxa de ocupação alcançou 61%, traduzindo-se no incremento de 8% em comparação ao mesmo período de 2017, que atingiu 53%. As principais causas apontadas para esse aumento foram apresentadas nesta segunda-feira (16) durante o lançamento da programação do Road Show 2018, na Sala de Cinema da Casa do Carnaval (Pelourinho).

O encontro foi dirigido pelo titular da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, e pelo presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia), Glicério Lemos, reunindo jornalistas de diversos veículos de comunicação da cidade. O Road Show consiste em promover capacitações direcionadas aos principais agentes de viagem e operadores dos mercados de turismo emissivo para Salvador.

“Tivemos um aumento de 10% no fluxo de turistas no ano passado e agora, no primeiro semestre de 2018, já ultrapassamos o número de 4,7 milhões de turistas, sendo a melhor taxa nos últimos seis anos”, pontuou Cláudio Tinoco. Ele também exibiu algumas das estratégias da Prefeitura para promoção da cidade e os resultados obtidos através das ações em parceria com o trade turístico, como investimento em marketing digital, implantação da Casa Salvador, Programa de Otimização de Performance (POP), além de desenvolvimento de web séries nas áreas de gastronomia, moda e design.

“Salvador já é um destino no imaginário das pessoas pela sua história, cultura, belezas naturais, orla extensa, plataforma de eventos mais concentradas, sobretudo, no Carnaval. Tudo isso é importante transmitir para as pessoas que vendem os pacotes turísticos e viagens”, disse Tinoco. Ele enfatizou o compromisso da Prefeitura em fortalecer a indústria hoteleira na cidade.

Para Glicério Lemos, a renovação da cidade nos últimos cinco anos, com requalificação da orla, novos produtos e equipamentos culturais, é um dos fatores que tem contribuído para atrair visitantes. “A imagem da cidade estava ruim e eles (agentes de viagem) não queriam vender. A nossa expectativa é que tenhamos um desempenho similar nos próximos seis meses de 2018, pois daremos continuidade aos eventos voltados para o trade turístico. Desta forma, os resultados tendem a ser superiores aos do ano passado. Para 2019, as expectativas também são positivas com a construção do Centro de Convenções, reforma do aeroporto de Salvador e término da construção do metrô”, completou Lemos.

Road Show – Até novembro, 16 cidades do país e da América Latina serão alcançados com o Road Show 2018. São elas: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Goiânia, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Caxias, Novo Hamburgo, Gramado, Santiago (Chile), Buenos Aires, Córdoba, Rosário (Argentina), e Montevidéu (Uruguai).

Também faz parte da programação um evento social direcionado às grandes agências de viagens e operadores para o destino Salvador, que é tão rico em história, cultura e belezas naturais. Serão apresentados a eles os pontos turísticos da cidade, cultura e a gastronomia, entre outros atrativos como praias e plataforma de eventos. “As capacitações de agentes e operadores de viagens estão ajudando na recuperação do fluxo turístico da capital, como ocorreu em 2017, com a capacitação de mais de 2.5 mil agentes, em 15 cidades brasileiras e estrangeiras”, lembrou Tinoco.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...