Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Seminário sobre inovação acontece nesta quinta (26) em Salvador

Discutir temas que passam pelo empreendedorismo e inovação. Esse é o foco do 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora, que acontece nesta quinta-feira (26), das 8h30 às 20h, no Hub Salvador, no Terminal Marítimo do Comércio. O evento, gratuito, é organizado pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Sebrae. No primeiro painel do dia, sobre empreendedorismo social, serão abordadas experiências exitosas.

Vitorioso na implantação do Favela Holding, no Rio Janeiro, Celso Athayde contará um pouco sobre sua história de vida e trajetória profissional. À frente de um grupo com 21 empresas, Celso Athayde, um dos empreendedores do ano eleitas pela revista Isto É em 2017 e fundador da organização Central Única das Favelas (CUFA), desenvolve a economia das regiões mais carentes por meio de empreendedorismo, promovendo uma revolução social que gera capital.

O foco do projeto é a formação de empreendedores. “A Favela Holding conta hoje com várias empresas, atuando nos mais diversos segmentos, como entretenimento, esporte, cultura, entre outros. A nossa atuação me proporcionou o título da Isto É. Além da FHolding, temos as Favela Vai Voando, que é uma holding voltada para o turismo social, que conta com mais de 200 empresas”, conta.

Além da rede de agências, a Favela Holding reúne uma operadora de cartões de crédito e débito, uma agência de publicidade, uma produtora musical, um instituto de pesquisa e uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). Tem ainda a Favela Shopping, que desenvolve complexos comerciais e revitaliza lojas nas regiões de atuação da holding. Mas o maior empreendimento é a Favela Distribuições, empresa responsável por distribuir, nas maiores favelas do país, produtos de gigantes empresariais, como P&G, Natura e TIM.

Incentivo à leitura – Com histórico de 38 minibibliotecas espalhadas por espaços públicos de Salvador e outras 12 pela Bahia e Espírito Santo, cerca de 50 mil livros distribuídos e mais de 300 ações socioeducativas realizadas pelo projeto Livres Livros, a idealizadora Raíssa Martins também está entre as palestrantes do seminário Salvador Cidade Inovadora.

Há três anos, o projeto promove acesso gratuito ao livro e incentivo à leitura, com o apoio da iniciativa pública, privada e da sociedade civil. O resultado foi a implantação de um bosque literário no Parque da Cidade, no Itaigara, onde são realizados diversos eventos, como saraus e rodas de conversa. “É importante ter um evento como esse seminário, quando será possível levar conhecimento do nosso projeto para o público. Será um momento de reconhecimento e de celebração”, diz Raíssa.

Economia criativa – Assim como o Livres Livros, A Feira da Cidade coleciona bons resultados no âmbito da economia criativa. Ao longo de incompletos quatro anos, o evento, que conta com o apoio da Prefeitura, vem lançando mais de mil empreendedores. É para contar esse case que a idealizadora Carla Maciel é também uma das convidadas do seminário.

“A feira cumpre esse papel, não só de incubar as ideias, mas também de acelerá-las por meio do feedback que esses empreendedores recebem durante o evento. Já fizemos mais de 200 edições, em 20 lugares diferentes da capital. Presenciamos o nascimento de vários negócios, que começaram na rua. Trata-se de um case com um grande impacto social”, diz Carla.

Programação – Além da apresentação desses dois casos de sucesso, o 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora contará com palestras, painéis, workshops, competições e dinâmicas interativas para abordar o tema “Empreendedorismo de Impacto Social”. A programação completa segue em anexo.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Porto Seguro

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...