Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Mulheres debatem empreendedorismo no 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora

“Salvador tem reconhecido cada vez mais o potencial feminino e aberto portas para muitos trabalhos. Arrisquem, não tenham medo!”. Foi com essa mensagem de estímulo às mulheres que a palestrante Michelle Meirelles, autora do portal Entre Elas, abriu a palestra “Empreendedorismo e Inclusão”, na tarde desta quinta-feira (26), durante o 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora, no Terminal Marítimo do Comércio. A plateia esteve lotada no evento gratuito, organizado pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Sebrae.

Michelle é uma jovem empreendedora brasileira que mora nos Estados Unidos há mais de 10 anos, onde estudou Gestão Financeira e de Projetos na New York University. Hoje é profissional de Coaching com anos de experiência em treinamento gerencial, e administra o site de Networking, que oferece um “menu” de produtos e serviços com o intuito de fortalecer o universo empresarial feminino.

Segundo ela, é a falta de oportunidades e de reconhecimento das qualificações femininas no mercado de trabalho convencional que leva a mulher a empreender. “Parece um contrassenso, mas é a pura verdade. Na maioria das vezes, são aquelas mulheres que acabaram de ser mães, que não têm suporte da família, não têm como trabalhar fora, que precisam se sentir úteis e buscam empreender. Digo para que esqueçam os rótulos e tentem”, estimula.

As palavras de incentivo foram endossadas pela fundadora do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, que também participou do debate no palco principal. Incentivadora do afro-empreendedorismo, em especial para mulheres, ela contou um pouco sobre como começou sua trajetória. “Minha avó vendia coxinhas, ampliou para marmitas e eu as entregava. Depois comecei a fazer bazar. Fui indo, indo e hoje estou aqui. Costumo dizer que a mulher negra é grande. E de fato, somos”, reforça.

Além de ser fundadora do Instituto Feira Preta, que é uma plataforma que há 16 anos fortalece e valoriza a cultura negra no Brasil, Michele integra a lista das 51 pessoas negras mais influentes em cultura e mídia do mundo, título dado ano passado pelo Most Influential People of African Descent, o MIPAD, um órgão que reconhece pessoas que mudam o mundo. Durante sua explanação fez questão de destacar a importância na Bahia nesse processo de empoderamento da mulher negra. “A Bahia é a pequena África do Brasil. Hoje a população negra já reconhece como negra e vive agora o momento de oportunidades, daí o porquê de empreender”, disse.

O mesmo painel contou com a presença de Fernando Sandes da Viajay. A mediação foi feita por Flávia Paixão, que é também Consultora em Empreendedorismo. Durante todo o dia, o 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora contou com palestras, painéis, workshops, competições e dinâmicas interativas que abordaram o tema “Empreendedorismo de Impacto Social”.

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista, chamou a atenção dos moradores...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...