Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Silicone industrial para uso estético apresenta risco à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de silicone industrial na utilização de procedimentos estéticos. O silicone industrial não deve nunca ser utilizado no corpo humano e tem como finalidade a limpeza de carros e peças de avião, impermeabilização de azulejos, vedação de vidros, entre outras utilidades. Porém, o desvio de sua correta utilização, servindo como material para cirurgia plástica, por exemplo, é considerado crime e pode causar sérios riscos à saúde.

O silicone atende a uma vasta gama de aplicações industriais, comerciais e estética, razão pela qual existem diferentes apresentações do produto, que variam em forma e consistência. Para aplicações estéticas, o silicone original é matéria-prima para inúmeros tipos de próteses e implantes (nunca na forma líquida) que precisam ser aprovados pela Anvisa e que devem ser manipulados por pessoas especializadas, habilitadas, e em hospitais com a estrutura necessária para atender o paciente da forma mais segura possível.

Riscos

O silicone dito industrial, que tem aspecto oleoso, se injetado no organismo pode gerar diversas anomalias, seja na hora da aplicação ou com o passar dos anos, como deformações, dores, dificuldades para caminhar, infecção generalizada, embolia pulmonar e, até mesmo, a morte.

Crime

A aplicação ilegal do silicone industrial no corpo humano é considerada crime contra a saúde pública previsto no Código Penal – exercício ilegal da medicina, curandeirismo e lesão corporal.

Orientação

A orientação para quem aplicou silicone industrial no próprio corpo é a de procurar um médico, mesmo que ainda não tenha sentido qualquer sintoma. Somente um médico especialista pode avaliar a gravidade de cada caso.

Uso profissional

Cabe ao profissional habilitado determinar a maneira mais adequada e segura para realizar o procedimento cirúrgico e avaliar as orientações técnicas de uso correto do produto.

Certificação

Vale ressaltar que todos os produtos usados em procedimentos médicos e estéticos em comercialização no Brasil precisam ter registro na Anvisa, órgão responsável pela avaliação quanto à segurança, eficácia e qualidade dos itens. Somente após a análise técnica, esses produtos são liberados para venda e o uso, visando a proteção do paciente e do consumidor. Sem essa certificação, o produto se torna irregular no país.

Como saber se um produto é aprovado?

Para saber se um produto é registrado e aprovado no Brasil, consulte o sistema de produtos regularizados ou entre em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800-6429782 ou por um dos Canais de Atendimento da Anvisa para esclarecer questões relacionadas a medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos, alimentos, entre diversos outros temas.

Denúncia

Caso suspeite do uso de produtos utilizados de maneira incorreta, o cidadão pode entrar em contato com a Anvisa por meio da Ouvidoria da Anvisa.

Para a Ouvidoria da Anvisa, as denúncias sem a identificação do denunciante são consideradas anônimas. Diferente das anônimas, as denúncias sigilosas são aquelas em que os dados de identificação do denunciante são mantidos em sigilo. Para que a Ouvidoria garanta esse direito, é preciso que o denunciante solicite ou marque a opção de confidencialidade ao preencher o formulário do Anvis@tende ou do Folder Postal.

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com o cantor Belo. Em uma...

PRF intensifica fiscalização durante festividades da Micareta de Feira de Santana

Desde quinta-feira (18), policiais rodoviários federais intensificaram às fiscalizações durante as festividades da Micareta de Feira de Santana, que acontece entre os dias 18...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...
Fundação Jose Silveira

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...

PRF intensifica fiscalização durante festividades da Micareta de Feira de Santana

Desde quinta-feira (18), policiais rodoviários federais intensificaram às fiscalizações durante as festividades da Micareta de Feira de Santana, que...

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19),...

VÍDEO: homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde Donald Trump será julgado

Um homem ateou fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...