Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Saiba como se inscrever no programa Idiomas sem Fronteiras

Ferramenta para levar o ensino de línguas estrangeiras ao ensino superior brasileiro, o programa Idiomas sem Fronteiras oferece formação a estudantes, técnicos administrativos e docentes de dezenas de universidades públicas do País. Criada em 2012, a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras, a iniciativa possibilita a realização de cursos, tanto presenciais quanto on-line, nos seguintes idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês, além de português como língua estrangeira.

Desenvolvimento de habilidades linguísticas da comunidade para fins acadêmicos é o foco do programa. Por conta disso, os cursos presenciais priorizam as aulas dos níveis intermediários e avançados: B1, B2, C1 e C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Apesar disso, cursos de níveis iniciantes (A1 e A2) também são ofertados em algumas universidades.

A conclusão de cada módulo pode variar entre um e quatro meses, já que a carga horária é de 16, 32, 48 ou 64 horas. De maneira geral, as aulas são ministradas por alunos de Letras do idioma em processo de residência docente. Eles recebem supervisão e orientação de especialistas da área e são selecionados por meio de editais.

Matrículas abertas

Neste momento, estão abertas as inscrições para o exame de proficiência TOEFL ITP e para o curso on-line de inglês My English Online (MEO). A próxima etapa de matrícula para aulas presenciais começa em 13 de agosto com a seguinte oferta: espanhol (475 vagas), francês (450 vagas), italiano (325 vagas), japonês (450 vagas) e português para estrangeiros (800 vagas).
Apenas com os seis calendários de inscrição já abertos neste ano, o Idiomas sem Fronteiras já disponibilizou mais de 100 mil vagas em 2018, de acordo com dados do MEC. A maior parte delas (86,7 mil), para aulas de inglês. A lista é composta por português como língua estrangeira (5,2 mil vagas), espanhol (3,4 mil), francês (3,1 mil vagas), italiano (1,5 mil vagas), japonês (925 vagas) e alemão (690 vagas).

Inscrições

Gratuitas, as inscrições são feitas pelo Sistema IsF Aluno. São dois calendários distintos: um apenas para as aulas de língua inglesa, com nove processos de inscrição no decorrer do ano – três ainda serão abertos -, e outro para os demais idiomas, com oito etapas de matrícula em 2018. Neste caso, faltam duas até o fim do ano. O anúncio das vagas em cada idioma são anunciadas em editais publicados anualmente.
Atualmente, 80 instituições de ensino superior públicas estão cadastradas no programa. Cada uma delas é responsável pela escolha dos idiomas e pela organização dos horários das aulas. Os candidatos podem se inscrever em apenas um curso por vez. Ou seja: o aluno interessado em frequentar, por exemplo, aulas de francês e espanhol, deverá escolher somente uma opção. Posteriormente, com a conclusão do curso, pode optar pelo outro idioma, desde que haja vagas na instituição de ensino em que o estudante estiver matriculado.

Nivelamento

Além das aulas, o Idiomas sem Fronteiras oferece os exames de nivelamento, para quem entrar no programa e proficiência, voltado para estudante do nível B2 em diante, que vão determinar o nível em que o aluno deve ser matriculado. Esses testes podem ser tanto gratuitos quanto subsidiados e são indispensáveis para a inscrição nos cursos do projeto.

Como forma de capacitar os profissionais, o projeto oferece residência a professores de língua estrangeira em formação inicial e continuada. Além disso, a iniciativa trabalha no desenvolvimento de proficiência linguística de estrangeiros em português do Brasil. Há também a participação de outros países no projeto, que oferecem, entre outras ações, cursos on-line e tutoria com profissionais estrangeiros, que atuam em parceria com os professores brasileiros.

Acesse as páginas do programa:

Alemão

Espanhol

Francês

Inglês

Italiano

Japonês

Volume de chuva em Salvador já ultrapassa quase o triplo da média histórica para abril

Com o acumulado de 740,2 mm, o volume de chuvas em Salvador já corresponde a duas vezes e meia a média histórica para abril,...

Vixe! Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van que, devido ao mal estado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Volume de chuva em Salvador já ultrapassa quase o triplo da média histórica para abril

Com o acumulado de 740,2 mm, o volume de chuvas em Salvador já corresponde a duas vezes e meia...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Volume de chuva em Salvador já ultrapassa quase o triplo da média histórica para abril

Com o acumulado de 740,2 mm, o volume de chuvas em Salvador já corresponde a duas vezes e meia...

Vixe! Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van...

Mulher é presa em flagrante pelo homicídio o companheiro

Uma mulher suspeita do homicídio do companheiro João Nilton Bispo da Silva, de 28 anos, foi presa em flagrante...

BUZU VAI PARAR? Rodoviários atrasarão saída de veículos da garagem da empresa OT Trans; veja detalhes

A direção do Sindicato dos Rodoviários da Bahia divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira, (24), informando que amanhã,...