Seminário discute importância do aleitamento materno nesta quinta (16)

Principal alimento para os bebês, o leite materno será tema de palestra nessa quinta-feira (16), em referência ao “Agosto Dourado”, mês escolhido para representar a importância da amamentação. O evento ocorre na Universidade Salvador, Campus Paralela, das 14h às 17h.

As palestras “Melhor estratégia para segurança alimentar e nutricional” e “Amamentação é a base da vida” serão ministradas pela professora Sandra Chaves e pela doutora Iandira da Luz Castro. O seminário é uma das ações promovidas pelo Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas) para abordar o tema e sensibilizar a população.

As atividades tiveram início no dia 04, com um café da manhã solidário e uma caminhada no Jardim de Alah e se encerram no dia 26 com o “Mamando no Parque”, uma amamentação coletiva no Parque da Cidade, entre 8h e 16h. Durante o evento, as mães contarão com a orientação de profissionais e vão participar de rodas de conversas.

Benefícios – O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege contra doenças respiratórias e imunológicas, previne alergia e é um forte aliado no combate à mortalidade infantil.

A enfermeira obstetra e neonatal da rede municipal de Saúde, Michele Medeiros, destaca ainda os benefícios da amamentação para as mães: “reduz o risco de hemorragia pós-parto, pois libera a ocitocina, hormônio que faz ejetar o leite materno e estimula a contração uterina, além de proporcionar sensação de bem-estar, o que reduz o risco de depressão pós-parto, de câncer de mama, do colo uterino e de ovário”.

A amamentação também estimula o vínculo afetivo, importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, tornando-as mais seguras. Estudos mais recentes indicam que ela também aumenta o Quociente de Inteligência da criança, contribuindo para a melhor escolaridade e aumento de renda.

Organização – As mobilizações do Agosto Dourado estão sendo organizadas pelo Coamas, pelas equipes dos Campos Temáticos de Saúde da Criança (CTSC) e de Alimentação e Nutrição (CTAN), e também ocorrem nas salas de espera dos postos de saúde, com palestras e distribuição de material educativo.

Ygona Moura: influenciadora que relatava “noites de aglomeração” morre de Covid-19

A influenciadora Ygona Moura, internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital em São Paulo há 10 dias com covid-19 morreu nesta quarta-feira (27/01). A...

Sargento PM é morto na frente da esposa em São Caetano

O sargento da reserva Flaviano Nascimento foi atacado por dois bandidos e acabou baleado na noite desta quarta-feira (27/01), em frente a um posto de combustíveis,...

Suco detox de kiwi com limão, emagrece e dá energia

Em pleno mês de janeiro muitos ainda estão tentando recuperar os excessos natalícios e de fim de ano. E para começar a voltar à rotina, não há...

Governo do Estado inaugura leitos de UTI Covid-19 no município de Barra

Mais uma boa notícia para os baianos! O Hospital Santa Rita, no município de Barra, que é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de...