Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia obras de requalificação do Terreiro de Jesus

Como parte de um conjunto de ações de requalificação do Centro Antigo, o prefeito ACM Neto assinou, na manhã desta sexta-feira (31), a ordem de serviço para início imediato das obras de revitalização do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo, do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades.

Terreiro de Jesus obras 2

O Terreiro de Jesus, que é uma das mais importantes praças do Brasil, será totalmente requalificada com obras de pavimentação, recuperação dos canteiros, arborização e recuperação da fonte. A via do entorno também será beneficiada com a recolocação dos paralelepípedos. A proposta é reconstituir o piso da praça em pedras portuguesas, mantendo o desenho original, ampliar a presença das árvores laterais, recuperar a estrutura da fonte que abriga a estátua da deusa romana Ceres (agricultura), além de promover mudanças na iluminação, substituindo as atuais luminárias por lâmpadas de LED mais econômicas.

“A requalificação vai preservar toda a característica histórica do Terreiro de Jesus, mas trará modernidade, mais beleza e mais brilho para essa que é uma das praças mais importante de Salvador. Temos aqui um momento muito bacana no Centro Histórico porque a Prefeitura está fazendo vários investimentos, que coincidem também com a conclusão da Catedral, que será inaugurada em setembro”, afirmou ACM Neto.

Terreiro de Jesus obras 1

O prefeito ressaltou também a importância da obra para a movimentação da economia: “Temos uma perspectiva para os próximos dois anos de uma transformação urbanística nunca antes vista no Centro Histórico de Salvador e eu tenho certeza que essa iniciativa trará impacto fundamental de aumento do fluxo do turismo na capital baiana, gerando mais empregos e movimentando a nossa economia”.

Outras ações – Orçada em R$ 1,4 milhão, e com um prazo de quatro meses para a conclusão, a intervenção no Terreiro de Jesus faz parte de um conjunto de ações e obras, projetadas, em andamento ou já concluídas, para requalificar todo o Centro Antigo, e que contam com um investimento de R$ 200 milhões, dentro do programa Salvador 360. Fazem parte desse conjunto de iniciativas da Prefeitura a requalificação da Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, que em breve terão ordem de serviço assinadas. No Comércio, a revitalização da Rua Miguel Calmon já esta em fase inicial e as obras na Praça da Inglaterra seguem aceleradas.

Além de obras, a Prefeitura tem investindo também em equipamentos e atrações culturais para fomentar que mais pessoas circulem pelo no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. Além disso, a gestão municipal tem atuado para estimular a ocupação e a geração de empregos na região, a exemplo da implantação do Hub Salvador e do projeto de levar órgãos públicos municipais para a região do Comércio, que já começa a se concretizar este ano.

História – O projeto da reforma foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com base em trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, de 1952, e consiste na manutenção do traçado da estrutura, com a devida atualização aos modernos elementos de acessibilidade.

A praça mede 80 metros de cumprimento por 33 de largura e passará por atualizações para tornar o local harmônico com o entorno, que é composto por casario e igrejas coloniais, todos tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Terreiro de Jesus é a única praça do Brasil que conta com um projeto arquitetônico composto por quatro igrejas seculares, além da primeira Faculdade de Medicina do país. A fonte do Terreiro de Jesus foi interligada ao primeiro sistema de abastecimento de água do Brasil, o Sistema do Queimado. Ela traz a escultura de quatro mulheres que representam os rios baianos São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha e Pardo.

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). A...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à...