Encontrar alimentos sem glúten é uma preocupação constante para os celíacos. A ingestão de qualquer substância imprópria pode ser um verdadeiro problema e um risco à saúde.
No mercado há cada vez mais opções que atendem esse público, pois as empresas têm se esforçado em desenvolver produtos direcionados aos celíacos. Além de buscar por essa categoria, é importante também estar sempre atento aos alimentos que naturalmente não têm glúten na composição.
Que tal conhecermos uma seleção adequada para os celíacos? O post a seguir lista uma série de alimentos que não causarão nenhum problema para quem tem problemas de intolerância ao glúten. Continue a leitura e confira!
Grãos e algumas farinhas específicas
A farinha é o componente básico de uma série de alimentos, como pães, bolos e biscoitos. Entretanto, ela pode ser muito prejudicial ao celíaco, já que a principal delas contém glúten: a farinha de trigo.
Existem opções de substituição que podem ser muito eficientes e ter o mesmo efeito no cotidiano, como as farinhas de arroz, de trigo sarraceno, de coco e o fubá. Há também um cuidado especial em relação aos grãos, que também estão frequentemente presentes em nossas dietas. Vejamos a seguir os que não contêm glúten:
feijão;
arroz;
milho;
quinoa;
amaranto;
grão-de-bico;
lentilha.
Vegetais, tubérculos e verduras
Os tubérculos e as verduras também estão naturalmente em qualquer dieta, já que possuem ótimos nutrientes e possibilitam receitas variadas para o cotidiano. Eles são os principais alimentos sem glúten em sua composição e podem compor o cardápio dos celíacos com base em:
batata doce;
sagu;
goma de tapioca;
inhame;
cará;
batata;
cenoura;
couve-flor;
espinafre;
agrião;
alho-poró;
beterraba;
aipo;
bertalha.
Doces e frutas
Os doces e frutas têm sabores irresistíveis e são ótimos para serem consumidos na medida após as refeições. As frutas não são um problema para o celíaco, mas há um cuidado especial com os doces. São permitidos somente:
geleia de frutas sem açúcar;
chocolate amargo;
alfarroba.
Leites e derivados
O leite é um alimento muito consumido e bastante comum na dieta do brasileiro. Seus derivados também têm a mesma frequência e são de grande preferência. Mas é necessário um cuidado especial, ainda que esse tipo de alimento não sofra uma restrição tão abrangente. O celíaco deve limitar-se a consumir:
leite sem lactose ou com baixo teor desse componente (sempre verificar rótulo);
queijos;
iogurtes;
leites de origem vegetal.
Proteínas
As proteínas são fundamentais para as dietas, sejam elas comuns ou veganas. Isso porque não é apenas na carne que esse nutriente é encontrado. Há boas opções e o importante é variar. Para os celíacos, o foco deve ser em:
carne bovina;
carne de peixe;
carne suína;
carne de rã;
carne de cordeiro;
ovo;
quinoa;
ervilha;
nozes.
É possível que o celíaco tenha qualidade de vida se seguir rigorosamente suas restrições e, como você viu ao longo do texto, há boas opções de alimentação para quem tem essa condição.
Uma recomendação importante é sempre ler o rótulo dos alimentos. Em alguns casos, acreditamos que um alimento é isento de glúten, mas ele pode ter esse componente por conta de sua forma de produção, como o sorvete. Por isso, todo cuidado é pouco! Certifique-se sempre de conferir a tabela do produto.a