Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Preço baixo é principal atrativo de quem compra em sites internacionais

Os brasileiros têm comprado cada vez mais em sites internacionais e a principal razão para esse fenômeno são os preços atrativos dos produtos em relação aos praticados nas lojas virtuais no país. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 29% dos consumidores conectados fizeram compras em sites internacionais nos últimos 12 meses.

Desse total, 67% afirmaram que os valores mais baixos tiveram influência na hora de comprar em lojas online fora do Brasil, enquanto 46% apontaram a possibilidade de achar artigos difíceis de serem encontrados localmente. Outros 46%, procuram variedade de produtos e 35% vão em busca de itens novos que quase ninguém possui.

Os itens mais adquiridos são vestuário, calçados e acessórios, como cintos, bolsas e carteiras (47%, percentual que sobre para 60% entre as mulheres), acessórios de informática e celular (33%), cosméticos e perfumes (26%), brinquedos, jogos e games (26%) e eletrônicos, como tablets, notebooks e câmera digital (22%, número que cresce para 30% entre os homens).

De acordo com o estudo, o valor médio gasto na última compra foi de R$ 140,28. “A compra virtual tem ganhado adeptos, sobretudo pelos preços altamente competitivos praticados por esses sites, que se somam à oferta de produtos que nem sempre estão à disposição no mercado nacional”, avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Prazo de entrega e segurança

Os entrevistados apontaram também as desvantagens em comprar produtos por meio de sites internacionais. O prazo na entrega foi considerado a principal delas, mencionado por 62%. Em seguida, os internautas citaram a incerteza de que o produto será entregue (50%), o risco de apreensão da compra ou cobrança de impostos pela Receita Federal (48%) e o pagamento de taxas de importação (40%). Além disso, metade admite receber com frequência os itens adquiridos fora do prazo (50%).

Ainda segundo a pesquisa, três em cada dez compras são recebidas em um intervalo de 31 a 60 dias (30%), enquanto 26% dos produtos adquiridos chegam entre 61 a 90 dias. Em média, o prazo para a entrega de compras em sites internacionais é de 67 dias. Quanto aos custos de entrega, 51% afirmam ter pago frete na última compra feita e 63% dos compradores não tiveram de pagar impostos de compras internacionais no Brasil. Outro dado mostra que 58% dos consumidores digitais adquiriram algum produto em sites do exterior nos últimos três meses e em média foram feitas três compras no período.

Entre os fatores levados em conta ao realizar uma compra em sites fora do país, em primeiro lugar está o preço baixo (65%). Depois, os internautas destacam a segurança do sistema de pagamento (51%) — percentual que aumenta para 59% entre os homens —, o fato de ser uma loja conhecida (49%), o site ser traduzido para o português (43%) e a experiência de outros compradores (29%).

Para o educador financeiro do ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, um ponto de atenção é a possibilidade de fraude. Se no Brasil é preciso cuidado com sites duvidosos, os riscos de golpes são ainda maiores com as compras virtuais no exterior. “É preciso redobrar a atenção e pesquisar bem sobre o site. Vale a pena olhar quem já comprou e analisar os depoimentos, como reclamações, por exemplos. Trocas e devoluções costumam ser mais difíceis de se resolverem”, orienta.

Metodologia

No estudo foram entrevistados consumidores das 27 capitais brasileiras, entre homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas que fizeram compra pela internet no último ano. A amostra de 815 casos foi feita em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas que compraram pela internet nos últimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o questionário 611 casos, que fizeram alguma compra ao longo deste período. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo da musa fitness começou a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...
Fundação Jose Silveira

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo...

Candeias: Prefeitura convoca pescadores que recebem o auxílio defeso para a entrega de documentos

A Prefeitura Municipal de Candeias através das Secretárias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e Agricultura, Pesca e Pecuária...

Professores da Bahia aprovam paralisação em protesto contra proposta de reajuste salarial

Professores da rede estadual de ensino da Bahia aprovaram uma paralisação para os próximos dias 29 e 30, conforme...