Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura oferece curso gratuito sobre acessibilidade aplicada

Com o objetivo de garantir os direitos das pessoas com deficiência, a Prefeitura abre inscrições para curso gratuito sobre acessibilidade aplicada, voltado a estudantes e servidores municipais. As aulas serão ministradas no prédio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na Rua Guedes e Brito, no Centro, por Eduardo Ronchetti de Castro, arquiteto especialista em acessibilidade e na realização de projetos de adaptação de ambientes públicos e privados.

O curso será dividido entre duas turmas, de 60 alunos cada. A primeira participa das aulas na segunda-feira (17) e terça-feira (18), das 8h30 às 18h30. Já a segunda turma recebe as orientações do especialista na quarta-feira (19) e quinta-feira (20), também das 8h30 às 18h30. Os conteúdos para as duas turmas serão os mesmos.

O início das aulas abordará o conceito de acessibilidade: porque adaptar e como garantir o acesso a todos; quem são as pessoas com deficiência e as pessoas com mobilidade reduzida; a evolução do “homem padrão” e a arquitetura inclusiva; rota acessível; e o que deve ser adaptado e como garantir acesso a todas as pessoas. “Queremos consolidar a acessibilidade para que todos pensem na pessoa com deficiência no momento de suas ações”, afirmou a diretora-geral da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Risalva Telles.

Após essa introdução, os alunos vão aprender sobre o conceito e prática do desenho universal, leis e normas de acessibilidade, projetos e laudos de acessibilidade, vivência e vistoria e laudos técnicos. A ideia é capacitar arquitetos, engenheiros, projetistas, designers, técnicos, funcionários públicos, profissionais e estudantes interessados em adquirir conhecimento sobre a acessibilidade para realização de projetos, laudos e obras acessíveis.

Como participar – Para participar do curso, o interessado deve entrar em contato com a UPCD através dos telefones (71) 3202-6136/6185. O candidato deve informar seu nome completo, CPF, endereço, formação ou curso, telefone para contato e dizer qual turma deseja integrar. As inscrições permanecem abertas até esta sexta-feira (14).

Os participantes receberão ao final do curso 25 Blocos de CAD com detalhes sobre a Norma Brasileira (NBR) 9050/2015; Modelo de Memorial Descritivo de Acessibilidade; modelo de laudo de acessibilidade; check list completo para banheiro acessível; participação de webinário ao vivo online após o curso. Também será entregue aos alunos que atingirem 75% de participação um certificado, com a informação da programação e quantidade de horas/aula.

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A situação ocorreu nessa quarta-feira...

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro de Freitas, no último sábado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....
Fundação Jose Silveira

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje....

GRANDE SUSTO! Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24/04)....