Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Usar maquiagem todos os dias faz mal à pele?

A maquiagem faz parte da rotina da mulher, mas será que ela faz mal à pele se for usada todos os dias? “Não há problemas, desde que algumas instruções sejam seguidas: escolhendo os produtos ideais e adequados ao seu tipo de pele, não comedogênicos e também lembrando que todos os dias essa pele precisa ser higienizada e, em hipótese alguma, dormir de maquiagem”, afirma a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Aliás, longe de fazer mal, as maquiagens podem ser benéficas. “O uso de cosméticos como base, rímel, sombra, batom, blush, entre outros, também pode ajudar a prevenir e combater o envelhecimento, dependendo dos ativos que o produto traz em sua formulação”, acrescentando que muitas vezes o papel não se limita a trazer coloração, textura e uniformidade para o rosto. “A maquiagem hoje tem um apelo muito grande na manutenção do equilíbrio da fisiologia e da proteção da nossa pele contra os danos ambientais”, disse.

Benefícios além da estética

De acordo com a dermatologista, bons produtos de maquiagem podem atuar como um anteparo físico, de forma que algumas maquiagens mais modernas trazem ativos capazes de tratar a pele e contam com a presença de antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico, antipoluentes e substâncias que promovem efeito tensor. Além disso, eles podem ser importantes na proteção contra a radiação ultravioleta, poluição, tempo seco, ventos e luz visível.

A base facial com pigmento ou aquele protetor com cor, segundo estudos, podem fazer uma blindagem contra a luz visível, principalmente quando contam com óxido de ferro, segundo a especialista. “A luz visível pode desencadear ou piorar doenças de pele, como melasma e rosácea”, afirma. “O uso regular das sombras, junto à base do nariz e no canto medial dos olhos (áreas de difícil aplicação do fotoprotetor), forma uma película de pigmentos que protege a região dos danos da exposição à radiação ultravioleta e também diminui a chance de cancerização nessa região bastante sensível, fina e predisposta ao aparecimento das lesões.”

No caso dos batons, além de deixar os lábios mais úmidos e hidratados, eles, aqueles mais tinturados e opacos, são indicados também para maior proteção contra os danos ambientais, de forma que o uso contínuo pode diminuir o índice de formação de lesões pré-cancerosas (como as queratoses actínicas), além de funcionar como uma barreira que impede a penetração de micro-organismos.

Outro produto que pode ajudar é o rímel, que já foi destacado como uma proteção aos olhos contra agentes externos e processos infecciosos. “No geral, há um revestimento do tecido como um todo, por conta da base e pigmentos da maquiagem e do seu veículo, que provocam um processo de oclusão completa da pele, o que colabora, e muito, na sua preservação”, afirma. Mas é sempre bom lembrar que esses produtos devem ser de boa qualidade, bem formulados e de marcas conhecidas e consagradas.

Como remover corretamente

Uma das formas mais eficazes de remover a maquiagem e sujidade da pele é por meio do uso dos demaquilantes. “O papel do demaquilante é remover a maquiagem e dar maciez à pele, sem entupir os poros da face. O produto deve ter uma formulação suave, o mais natural possível, pois produtos com álcool podem fazer mal. Outro aspecto importante é a atenção que deve ser dada à composição da fórmula que deve ser paraben free (livre de parabenos), ou seja, que não contenha derivados de petróleo”, afirma a dermatologista.

O papel do demaquilante é fundamental para mulheres que usam maquiagem, uma vez que mesmo que as makes sejam de excelente qualidade, é imprescindível retirá-las antes de dormir, para que a pele possa respirar e para proteger os olhos de possíveis infecções. “À noite, a pele passa por um processo natural de regeneração e, caso a maquiagem não seja retirada, o processo é rompido, podendo causar alergias, acne e envelhecimento precoce”, afirma.

Demaquilantes: como escolher

Para escolher corretamente seu produto, lembre-se de que: no geral, demaquilante em creme é ideal para peles envelhecidas, sensíveis ou secas; a versão líquida se adequa a todos os tipos de pele, até as mais sensíveis, mas nem sempre tira direito maquiagem à prova d’água; demaquilante bifásico é metade óleo, metade água, ideal para tirar o make à prova d’água, mas não é indicado para peles acneicas ou oleosas; demaquilante em leite é ótimo para pele sensível, seca ou ressecada, mas também não é indicado para a pele com acne ou pele oleosa; e em lenço pode variar na composição e ser adequado para cada tipo de pele.

Polícia Civil apreende droga que seria vendida em Feira de Santana no fim de semana

Um quilo de cocaína, 500 gramas de crack, quatro celulares e materiais para embalar entorpecentes foram apreendidos na quarta-feira (17), em Feira de Santana,...

PM localiza carro roubado minutos antes no Vale dos Lagos

O Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos (BPFRV) conseguiu localizar um veículo no bairro de Novo Horizonte, Subúrbio de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Polícia Civil apreende droga que seria vendida em Feira de Santana no fim de semana

Um quilo de cocaína, 500 gramas de crack, quatro celulares e materiais para embalar entorpecentes foram apreendidos na quarta-feira...
Fundação Jose Silveira

Polícia Civil apreende droga que seria vendida em Feira de Santana no fim de semana

Um quilo de cocaína, 500 gramas de crack, quatro celulares e materiais para embalar entorpecentes foram apreendidos na quarta-feira...

PM localiza carro roubado minutos antes no Vale dos Lagos

O Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos (BPFRV) conseguiu localizar um veículo no bairro...

Queda de energia atinge diversos bairros de Salvador

Na tarde desta quinta-feira (18), por volta das 15h, vários bairros de Salvador enfrentaram uma queda de energia inesperada....

Governo apoia Fórum destinado a cadeia produtiva da reciclagem no estado

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participa, nos dias 17 e 18/04, na Assembleia Legislativa da Bahia, do I...