Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Comerciante é preso por furto de água em Nazaré das Farinhas

O proprietário de uma mercadinho localizado na rua Nova Nazaré, no bairro Batatan, na cidade de Nazaré das Farinhas, foi preso em flagrante pela polícia civil por estar furtando água por meio de uma ligação clandestina na rede distribuidora da Embasa. O estabelecimento comercial já era reincidente na prática criminosa, pois, desde fevereiro deste ano, equipes da empresa já haviam retirado o “gato” em, pelo menos, cinco operações de combate a fraudes no consumo de água.

Com imóvel instalado nas margens da BA 046, em área de servidão do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), o comerciante tinha sido orientado a se regularizar junto a Prefeitura municipal e também com o Derba, conforme resolução 002 da Agência Reguladora de Saneamento do Estado da Bahia (Agersa).

Em seu artigo 11, a resolução diz que “as ligações de água e/ou de esgoto para unidades situadas em áreas com restrições para ocupação somente serão liberadas mediante autorização expressa da autoridade municipal”. Já o artigo 13, determina que “as ligações de água e/ou de esgoto e\m barracas, quiosques, lanchonetes, “foodtrucks” e outros estabelecimentos, fixos ou ambulantes, situados em via pública, somente serão executadas mediante a apresentação da licença de localização e funcionamento expedida pelo órgão municipal competente”.

“A Embasa deu o tempo necessário para que o proprietário regularizasse a documentação, mas ele não demonstrava nenhum interesse em resolver a situação de forma legal”, explicou o gerente local da empresa.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do Programa Nacional de Prevenção e...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. Segundo a assessoria de...

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Fraudes em quase 10 toneladas de café deflagram a “Operação Valoriza”

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deflagrou a "Operação Valoriza" em café torrado e moído, como parte do...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas...

Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril

A partir de 1º de abril, contribuintes que devem até R$ 50 milhões à Receita Federal poderão participar de...

Salvador Contra a Dengue: ação permite inspeção de imóveis abandonados para combate ao Aedes

Para fortalecer as ações da mobilização Salvador Contra a Dengue, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do...