Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Bahia bate Botafogo nos pênaltis e pega Atlético-PR nas quartas da Sul-Americana

O Bahia bateu o Botafogo nos pênaltis e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o time tricolor visitou o adversário no Rio e foi derrotado por 2 a 1, mesmo placar pelo qual havia vencido na ida, o que levou a disputa para as penalidades. Apareceu, então, o goleiro Douglas Friedrich, que garantiu a classificação.

A defesa do Bahia sofreu com a velocidade do ataque alvinegro no primeiro tempo e viu o adversário garantir o placar com os gols de Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando. Edigar Junio marcou para os visitantes. No segundo tempo, as duas equipes abusaram dos passes errados e o confronto foi mesmo para os pênaltis.

Se no Brasileirão o Bahia segue na luta contra o rebaixamento, na Sul-Americana sonha com o título e pegará nas quartas o Atlético-PR, que passou pelo Caracas. Já o Botafogo volta as atenções somente para o Campeonato Nacional, em que enfrenta o Vasco no Engenhão, terça que vem.

Nesta quarta, o Botafogo foi contagiado no início pelo clima de sua torcida, que cumpriu a promessa de encher o estádio e empurrar a equipe. Aos cinco minutos, a primeira chance: após escanteio da esquerda, Rabello desviou e Pimpão tentou de carrinho, mas chegou atrasado e não conseguiu colocar a direção certa na bola.

Os donos da casa dominavam as ações e quase abriram o placar aos 16, quando Moisés cruzou da esquerda, Luiz Fernando brigou pelo alto e Lindoso ficou com a sobra. Ele dominou de peito e encheu o pé, mas parou em grande defesa de Douglas. A resposta baiana veio logo depois, com Gilberto, que ganhou de Igor Rabello no corpo e bateu rente à trave.

O Botafogo ainda perdeu grande chance com Kieza antes de finalmente abrir o placar. Aos 25 minutos, Rodrigo Pimpão roubou de Grolli, ganhou na velocidade de Tiago e tocou de esquerda na saída de Douglas. O gol acordou o Bahia, que descontou aos 32. Vinicius recebeu na esquerda e cruzou para a área. Gilberto apareceu sozinho do outro lado e escorou no meio, onde Edigar Junio chegou para marcar.

Mas o jogo era mesmo do Botafogo, que seguia aproveitando a lentidão e a insistência da defesa do Bahia de jogar em linha. Aos 39, Matheus Fernandes encontrou espaço pelo meio e deu ótima enfiada para Luiz Fernando, que disparou sozinho, em posição legal, e driblou Douglas antes de tocar para a rede.

Passada a correria dos minutos finais do primeiro tempo, a etapa final foi bem mais morna, e começou com o Bahia mais disposto. Aos quatro minutos, Gilberto disputou com Carli, invadiu a área, mas, desequilibrado, isolou. Aos 18, Grolli aproveitou escanteio da direita e desviou com muito perigo.

Mas parou por aí. Rapidamente, o Botafogo voltou a ser dono do jogo, por mais que não assustasse o adversário. Nos minutos finais, os donos da casa se lançaram ao ataque e tentaram na base da insistência, mas Douglas apareceu bem para defender as tentativas de Pimpão e Lindoso.

Sem criatividade de ambos os lados, o confronto foi para os pênaltis. Marcinho acertou a trave e foi o primeiro a perder, mas Jackson parou em Saulo. A disputa foi para as cobranças alternadas, e aí brilhou Douglas, que defendeu a tentativa de Moisés. Flávio converteu a sua e decretou a classificação do Bahia.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 2 (4) X (5) 1 BAHIA

BOTAFOGO – Saulo; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes (Reanatinho), Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha (Marcelo Benevenuto), Luiz Fernando (Aguirre) e Rodrigo Pimpão; Kieza. Técnico: Zé Ricardo.
BAHIA – Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Tiago (Jackson), Douglas Grolli e Flávio; Nilton, Elton, Zé Rafael e Vinicius (Allione); Edigar Junio e Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.
GOLS – Rodrigo Pimpão, aos 25, Edigar Junio, aos 32, e Luiz Fernando, aos 39 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Germán Delfino (Fifa/Argentina).
CARTÕES AMARELOS – Matheus Fernandes (Botafogo); Vinicius, Flávio, Nino Paraíba (Bahia).
RENDA – R$ 496.410,00.
PÚBLICO – 28.256 pagantes (30.234 torcedores).
LOCAL – Estádio Engenhão, no Rio (RJ).

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de estimular jogos de azar e...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região do Residencial Ceasa, uma das...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...
Fundação Jose Silveira

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...

Prefeitura inicia construção de escola na região do Ceasa com capacidade para receber 1,7 mil alunos

Salvador vai ganhar mais uma nova escola de grande porte, com capacidade para atender 1,7 mil crianças na região...

Primeira noite da Micareta de Feira termina sem registro de crime grave

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na...

Jogadores do Bahia que não foram titulares na derrota para Inter estão na seleção da 2ª rodada; confira

O aplicativo Flashscore montou a seleção da 2ª rodada do Brasileirão com base nas notas de cada jogador em...