Pacientes psiquiátricos participam de inauguração do primeiro serviço de psiquiatria hospitalar do Estado

Membros da Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Sistema de Saúde Mental do Estado da Bahia (Amea), pacientes psiquiátricos participarão, nesta quarta-feira, 6, da cerimônia de inauguração do primeiro serviço de psiquiatria hospitalar da rede estadual de saúde. O conceito, que será instalado no Hospital Geral Roberto Santos, é fruto de uma parceria da unidade com o Hospital Juliano Moreira e será apresentado ao público a partir das 9h30, no auditório do Edifício Anexo do HGRS, no Cabula.

Com a chegada do serviço na Bahia, os pacientes com desordens mentais poderão receber, na estrutura do Roberto Santos, atendimento hospitalar para diagnosticar e tratar de condições com indicações de procedimentos médico-cirúrgicos não disponíveis nas instituições psiquiátricas, mediante agendamento prévio. Os pacientes internados no HGRS para procedimentos clínicos também poderão contar com assistência psiquiátrica.

Além de beneficiar a parcela da sociedade com doenças psiquiátricas, a ação será responsável, ainda, pela retomada do treinamento de médicos residentes de psiquiatria do Hospital Juliano Moreira e de clínica médica do Roberto Santos. Um esforço conjunto de ambas as instituições para resgatar a cidadania das pessoas em sofrimento mental e ampliar a capacitação dos profissionais de saúde do estado.

Relacionados