Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Na reta final, PT vê virada ‘muito difícil’

A cúpula da campanha de Fernando Haddad (PT) não conseguiu encontrar uma fórmula eficaz para conter a onda de apoio a Jair Bolsonaro (PSL) e entra na semana decisiva da campanha repetindo estratégias testadas -sem sucesso- desde a reta final do primeiro turno. Dirigentes petistas admitem que é “muito difícil” reverter o quadro em que a vantagem de Bolsonaro sobre Haddad chega a 18 pontos, segundo o Datafolha, mas insistem que é preciso voltar à carga ao eleitor mais pobre e ser agressivo ao tentar desconstruir o capitão reformado se quiserem a virada inédita desde a redemocratização.

Nesta segunda-feira (22), por exemplo, Haddad participa de um encontro com catadores de material reciclável da Coopamare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis), em São Paulo, e na quinta e sexta deve viajar para Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. O governo do ex-presidente Lula iniciou a política de moradias populares em terrenos da União justamente com esses cooperados em São Paulo, em 2004.

A combinação das táticas vem sendo desenhada desde a reta final do primeiro turno, mas o próprio Haddad resistia em se despir de seu perfil mais moderado. O discurso para o eleitor lulista, com propostas econômicas, por sua vez, já havia sido incorporado pelo candidato. No fim de semana, foi a vez de marcar a mudança de postura. Com a aparente imobilidade de sua campanha -o Datafolha mostrou Bolsonaro com 59% contra 41% de Haddad-, o herdeiro de Lula foi mais agressivo ao tratar do adversário e aproveitou para anunciar novas propostas econômico-sociais.

Em viagem ao Nordeste -mais uma imersão no eleitorado tradicionalmente petista que tem migrado para a órbita de Bolsonaro-, Haddad chamou o candidato do PSL de “soldadinho de araque” e “chefe de milícia” e afirmou ainda que os filhos do capitão reformado são “capangas”.

O tom será replicado durante seus discursos e entrevistas esta semana e nos programas eleitorais do PT no rádio e na TV. Neste domingo (21), Haddad deu novo contorno ao discurso econômico quando anunciou, em evento no Maranhão, que, se for eleito, vai reajustar em 20% o valor do Bolsa Família e impor um teto de R$ 49 para o preço do botijão de gás. Bolsonaro havia prometido, caso chegue ao Planalto, o pagamento de 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família.

O capitão reformado tem 39% das preferências de voto entre o eleitorado que ganha até dois salários mínimos, contra 44% de Haddad -a vantagem de Lula na região sempre foi bem maior. Outra frente que tem sido explorada pela campanha petista é a disseminação de notícias falsas contra Haddad pela campanha de Bolsonaro. A Folha de S.Paulo revelou que empresas compraram pacotes de disparo em massa de mensagens via WhatsApp contra o petista, em uma prática considerada ilegal. A partir daí, Haddad iniciou uma ofensiva jurídica contra a campanha adversária e pediu, inclusive, que Bolsonaro seja declarado inelegível caso comprovado que o esquema configura fraude eleitoral.

O PT não conseguiu formar a frente democrática que planejava para se contrapor a Bolsonaro. Além da aliança formal com partidos de centro-esquerda, como PSOL e PSB, Haddad queria levar Ciro Gomes (PDT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e até Joaquim Barbosa (PSB) para o centro de sua campanha, mas não obteve declaração de apoio explícito de nenhum deles. Ciro, inclusive, viajou para a Europa logo após o primeiro turno e seu irmão, Cid Gomes, deu declarações duras contra o PT, apesar de dizer que vai votar em Haddad.

A seis dias da eleição, a ordem é manter as agendas de rua, mais próximas ao eleitorado, inclusive no Nordeste, e perseguir o discurso -mais agressivo- de que Bolsonaro mente e é despreparado para comandar o país. Com informações da Folhapress.

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso, o total de cidades contempladas...

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel de luxo em Vitória da...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso,...
Fundação Jose Silveira

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso,...

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel...

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte...

Polícia Civil investiga professora por desviar auxílio dos estudantes em Itamaraju

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do...