Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Obras na Avenida Sete não irão interferir no Natal e nem no Carnaval

Uma das principais vias de Salvador – tanto pela importância história quanto pela movimentação de pessoas e veículos – vai passar por profunda mudança. A ordem de serviço para as obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro foi assinada na manhã de hoje (25), em evento realizado na Praça Castro Alves, que também será contemplada com as intervenções. Participaram da solenidade o vice-prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, entre outras autoridades.

As obras irão durar 14 meses, com investimento de R$17,5 milhões. Os recursos são provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Segundo o prefeito ACM Neto, as intervenções não provocarão prejuízos para comerciantes ou clientes no período de Natal e nem vai atrapalhar a realização do Carnaval, pois os transtornos serão mínimos. Os ambulantes também não serão prejudicados.

“Será feito também um trabalho social com moradores, trabalhadores e ambulantes, para garantir que não sejam prejudicados no período das obras. Claro que em algum momento haverá transtornos, mas divididos as intervenções em quatro etapas para minimizar os impactos. No caso dos ambulantes, após as obras, esses trabalhadores terão espaços ordenados para trabalhar”, disse ACM Neto.

A primeira etapa da requalificação consiste na prospecção arqueológica, para verificar se há na avenida aspectos arqueológicos que necessitem ser removidos ou preservados – a medida segue uma recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida, serão iniciadas as obras em duas frentes: uma próxima ao Campo Grande, nas imediações da Casa de Itália, e a outra – que acontecerá logo após o Carnaval – na Praça Castro Alves.

“Temos aqui uma das avenidas mais tradicionais e históricas da cidade. Essa é uma das obras mais importantes, dentro de um conjunto de investimentos municipais promovidos no Centro Histórico. As obras vão mudar inteiramente a face urbana, trazendo mais harmonia para as pessoas que passam diariamente pela Avenida Sete, além de comerciantes informais, lojistas. As intervenções vão preservar as características históricas, mas trazendo um pouco de modernidade à via para dialogar com o futuro da cidade”, afirmou ACM Neto.

Mobilidade e valorização – Também será garantida a mobilidade no período da intervenção. Neste caso, todas as mudanças necessárias no trânsito, transporte e passagem de pessoas será comunicado antecipadamente à população. Com isso, a intenção é garantir que a requalificação possa acontecer, de forma mais tranquila possível, em um dos lugares centrais e de maior movimentação em Salvador.

As intervenções na Avenida Sete vão possibilitar a valorização do comércio e dos imóveis da região. Hoje, o cenário demonstra prédios antigos quase abandonados e que foram perdendo valor ao longo do tempo. Após as obras, a via se tornará mais interessante tanto para quem busca o comércio local, tanto para o turista que vai conhecer o Centro Histórico.

“Por isso, peço a todos colaboração nesse período de obras, quando haverá momentos de trânsito mais lento e de menor espaço para estacionamento e passagem de pessoas e veículos. Tudo isso é transitório e, com as obras finalizadas, todos terão uma Avenida Sete completamente requalificada, mais bonita e confortável para todos”, finalizou ACM Neto.

Revitalização – As intervenções na Avenida Sete envolvem a revitalização e ampliação de calçadas em pedra portuguesa, preservando as características históricas originais, inclusive os brasões; troca do asfalto; delimitação de vagas de estacionamento; iluminação em LED; implantação de fiação subterrânea; criação de áreas de convivência; drenagem; arborização; adaptação de piso tátil e instalação de rampas para acessibilidade.

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos seus organizadores, após intervenção do...

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no Cabula VI. Conforme fontes do...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...
Fundação Jose Silveira

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...

MATARAM “NEGA”! Homem é executado com mais de 20 tiros no Cabula VI

Um homem indentificado apenas pelo apelido "nega" foi morto a tiros no final da tarde desta sexta-feira (19/04) no...

Agenda esportiva do final de semana conta com eventos apoiados pelo Governo da Bahia

Neste final de semana, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego,...

“Acredito em uma possível reconciliação”, diz Gracyanne Barbosa após trair Belo

Gracyanne Barbosa utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (19/04), para se pronunciar sobre o fim de seu casamento com...