Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Cozinha Raiz será lançado nesta terça (30) com desafios gastronômicos

Falar da culinária baiana é contar também um pouco da história do país. As receitas e os ingredientes como o dendê e o leite de coco, por exemplo, chegaram à primeira capital do Brasil ainda durante a colonização e a diáspora africana. Outra matriz forte vem dos índios, com a utilização das frutas, plantas e peixes locais. Com o objetivo de contar essas e outras histórias, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), lança nesta terça-feira (30) o Desafio Cozinha de Raiz, em solenidade marcada para às 9h30 na Casa Salvador, localizada na Rua Almirante.Marques de Leão, 317, Barra. O prefeito ACM Neto estará presente.

O projeto está inserido no programa Salvador 360, dentro do eixo Cidade Criativa, e pretende enaltecer a cultura gastronômica da cidade, reafirmar a tradição e promover Salvador como um dos principais destinos gastronômicos de comida típica do Brasil. O Desafio Cozinha Raiz será uma série transmitida pela internet através da qual chefs renomados da culinária de raiz soteropolitana vão convidar influenciadores digitais com pouco ou nenhum jeito na cozinha para preparar pratos famosos.

Como será – A cada disputa, o chef e seu convidado local receberão um influenciador que participará do desafio. Primeiro, é apresentada a cozinha do restaurante e o influenciador ouve um pouco sobre as origens e curiosidades do prato típico que irá produzir. Depois, recebe uma lista com os ingredientes necessários para a confecção do prato e vai comprá-los em feiras livres e mercados municipais.

Munidos de receitas e ingredientes, os influenciadores voltam ao restaurante e recebem as últimas orientações do chef para a confecção do prato escolhido. O tempo para concluir o desafio é de três horas. Para finalizar, em tom descontraído e bem-humorado, os anfitriões experimentam e avaliam os pontos fortes e fracos do prato preparado.

O Desafio Cozinha Raiz será exibido no canal Youtube.com/Salvador. Serão quatro duplas e cada desafio é dividido em quatro episódios, que serão veiculados às segundas, quartas, sextas e sábados. A cada segunda-feira, começará um novo desafio. Acompanhando a série, haverá uma playlist feita sob medida chamada “Cozinha Raiz”, criada no Spotify, no perfil Visit Salvador da Bahia. A ideia é traduzir sensações, ingredientes e receitas em músicas.

Participantes – Os convidados são de peso. No primeiro episódio, o chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, e Marcio Vitor recebem Gominho para cozinhar dandá de camarão. Depois, a chef Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, e Ju Moraes convidam Ju de Paula para cozinhar moqueca de camarão.

No terceiro episódio, o chef Lucius Gaudenzi, do restaurante Du Chef, e Aline Ramos, junto com Lincon Sena, convidam Foquinha para cozinhar a lagosta grelhada com manteiga de ervas e Risoto de Açafrão e Bottarga. O quarto e último episódio será gravado no Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades, e os participantes serão Fabio Duarte, Scheila Carvalho e Sheila Mello.

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento...

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro. As primeiras informações são de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de...
Fundação Jose Silveira

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de maio o prazo final para as convocações da lista de...

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro....

PRF recupera motocicleta roubada em Jaguarari

Na última quarta (24), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda na BR407, na altura do...

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aplicou uma pena de suspensão, de 90 dias, ao agente...