Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Banco Central diz que diminuíram incertezas para a economia

Após as eleições, o Banco Central destacou que diminuíram as incertezas para a economia brasileira, com redução de preços de ativos, como o dólar. A afirmação consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), divulgada hoje (6), em Brasília. Na última semana, o comitê decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,5% ao ano.

“Essa diminuição de incertezas contribuiu para redução do grau de assimetria no balanço de riscos para a inflação. Não obstante essa melhora, os membros do Copom concluíram que os riscos altistas para a inflação seguem com maior peso em seu balanço de riscos”, diz a ata.

No “balanço de riscos”, o Copom considera que o nível de ociosidade elevado da economia pode reduzir a inflação. Por outro lado, “uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira” pode elevar a inflação. “Esse risco se intensifica no caso de deterioração do cenário externo para economias emergentes [como o Brasil]”, acrescentou.

Conjuntura

Na ata, o Copom avaliou ainda que a conjuntura recomenda flexibilidade para a condução da política monetária (definição da taxa Selic). Por isso, optou por não sinalizar qual será seu próximo passo em relação à Selic.

“Os membros do Copom reforçaram a importância de enfatizar seu compromisso de conduzir a política monetária visando manter a trajetória da inflação em linha com as metas. Isso requer a flexibilidade para ajustar gradualmente a condução da política monetária quando e se houver necessidade”, destaca.

Segundo a ata, a inflação acumulada em 12 meses deve subir e atingir seu pico por volta do segundo trimestre de 2019. “A partir de então, a inflação acumulada em 12 meses deverá recuar ao longo do resto de 2019, em direção à meta”, acrescenta.

A meta de inflação, que deve ser perseguida pelo BC, é 4,5% este ano. Essa meta tem limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25% com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.

Cotação do dólar

O Copom também avaliou o repasse da variação da cotação do dólar para os preços da economia.
De acordo com a ata, “com exceção de alguns preços administrados, o nível de repasse tem se mostrado contido”.

“[Os membros do Copom] ponderaram, entretanto, que a intensidade do repasse de movimentos no câmbio para a inflação depende de vários fatores, como, por exemplo, o nível de ociosidade da economia e da ancoragem das expectativas de inflação”, diz a ata.

O Copom é formado pelos diretores e presidente do BC, Ilan Goldfajn. Eles são os responsáveis por definir a taxa Selic.

Essa taxa é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação.

A manutenção da taxa básica de juros indica que o Copom considera as alterações anteriores suficientes para chegar à meta de inflação.

PRESO EM FLAGRANTE: Mulher é vítima de tentativa de estupro em Feira de Santana

Mais uma tentativa de crime contra mulher foi registrado na Bahia. Desta vez, na cidade de Feira de Santana, a 100km de Salvador. Segundo...

“Juazeiro clama por mudança”: pré-candidato a prefeito, Roberto Carlos recebe apoio do Podemos

Pré-candidato a prefeito de Juazeiro, o deputado estadual Roberto Carlos recebeu o apoio do Podemos, na noite desta quinta-feira (02/05). A decisão foi anunciada...

PRESO EM FLAGRANTE: Mulher é vítima de tentativa de estupro em Feira de Santana

Mais uma tentativa de crime contra mulher foi registrado na Bahia. Desta vez, na cidade de Feira de Santana,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PRESO EM FLAGRANTE: Mulher é vítima de tentativa de estupro em Feira de Santana

Mais uma tentativa de crime contra mulher foi registrado na Bahia. Desta vez, na cidade de Feira de Santana,...

“Juazeiro clama por mudança”: pré-candidato a prefeito, Roberto Carlos recebe apoio do Podemos

Pré-candidato a prefeito de Juazeiro, o deputado estadual Roberto Carlos recebeu o apoio do Podemos, na noite desta quinta-feira...

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

O número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) continua a aumentar no país, principalmente as infecções por...

Blogueira é demitida de supermercado em Salvador após gravar vídeo; entenda

A influencer baiana Ester Rodriguez, que acumula quase 130 mil seguidores no instagram, contou para os seguidores a "saga...