Funceb inscreve para Curso Profissional de Dança

Quem concluiu o Ensino Médio e planeja uma carreira no mundo da dança já pode se inscrever no processo seletivo para o Curso Profissional de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Para concorrer a uma das 50 vagas, os interessados devem acessar o site www.fundacaocultural.ba.gov.br e preencher o formulário de inscrição disponível na aba Editais até o dia 2 de dezembro. A seleção será de 11 a 13 do mesmo mês.

“[Pode se inscrever] quem tiver terminado o Ensino Médio, acima de 18 anos, e diplomados. Podem ser também alunos que estejam no ensino superior, tem a cota para ensino superior, mas a nossa especificidade é quem já concluiu o Ensino Médio”, explica a coordenadora do curso, Ivana Bittencourt.

Também é importante que os candidatos já tenham conhecimento das práticas de dança, pois eles serão avaliados em Apreciação Estética, Habilidades Criativas (processo de criação e dança contemporânea), Habilidades Técnicas (balé clássico, dança afro-brasileira, dança moderna e dança popular brasileira). “O ideal é que tenha algum tipo de conhecimento porque a própria seleção exige isso”, completa a coordenadora.

O resultado do processo seletivo está previsto para o dia 21 de dezembro e as matrículas acontecem de 28 a 31 de janeiro, quando será cobrada uma taxa de R$20 e os aprovados terão que apresentar os documentos necessários. As aulas começam dia 4 de fevereiro. Ao longo dos dois anos e meio de formação, os alunos saem prontos para o mercado de trabalho.

“Assim que eles se formam aqui, eles podem atuar como oficineiros (ministrando oficinas de dança), multiplicadores, assistentes de coreografia e dançarinos. O mercado aqui em Salvador é amplo para se trabalhar em bandas e companhias”, afirma o professor do curso, Robson Portela sobre o aproveitamento profissional dos técnicos em dança.

Relacionados