Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Preta Gil e Fernanda Paes Leme promovem bazares com peças de famosos

Comprar sem limites pode ser o sonho de muita gente, mas não é o de Preta Gil, 44. “Não desejo isso para ninguém.” A cantora e apresentadora lembra do vício em compras que a endividou a ponto de ter que vender seu apartamento nos anos 1990. “Naquela época da minha vida, consumir era uma espécie de compensação psicológica, até o dia que descobri que havia se tornado uma compulsão.”

“Quando me vi comprando duas bolsas de grife iguais e não tendo mais espaço no meu quarto, enquanto a sala não tinha móveis, vi que era hora de mudar”, diz a carioca, que organiza há mais de dez anos o Bazar da Preta.

O evento surgiu quando a empresária Sandra Gadelha, mãe de Preta, pediu à filha doação de roupas para ajudar uma obra social. A artista não só se desfez de peças próprias, como também recolheu dos amigos.

Neste ano, após uma edição paulistana, o evento acontece no dia 2 de dezembro, no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 peças novas e seminovas doadas por marcas e famosos, como Angélica, Isis Valverde, Rodrigo Faro e Fátima Bernardes.

A seleção inclui desde acessórios a R$ 10 até um quadro do artista Anderson Thives, a ser vendido por R$ 4.000. A arrecadação será revertida para a ação “Por um Natal Melhor”, do Complexo do Alemão, e para a ONG IKMR Brasil.

Bazares como esse oferecem senso de oportunidade, diz a organizadora. Para fazer uma boa compra, ela sugere observar a qualidade e a relação custo-benefício. “Você deve se perguntar: ‘eu preciso mesmo disso?’, ‘eu posso pagar?’, ‘preciso disso agora?’, essas coisas. Se a resposta for sim para as três [questões], então compre, caso contrário, espere uma nova oportunidade”, recomenda.

Preta também doou e recebeu roupas de Fernanda Paes Leme, 35. A atriz paulistana realiza a 6ª edição do Bazar Fê Paes Leme neste domingo (11), no Espaço Gap, em São Paulo. “Ganho muitas roupas e precisava ressignificar meus excessos. O bazar foi o caminho que encontrei e ainda é uma forma de praticar o bem.”

Ela conta que começou pelo próprio guarda-roupa quando, ao mudar de casa, se deu conta da quantidade de peças que tinha. Segundo a assessoria da atriz, o número de doações para o evento deste ano cresceu 80% em relação ao anterior. Entre os apoiadores, estão mais de 50 marcas e celebridades como, Hugo Gloss, Fernanda Souza e Giovanna Lancellotti.

Há desde roupas infantis de Luisa Erlanger, filha da atriz Fernanda Rodrigues, às panelas francesas de ferro fundido e esmaltadas Le Creuset. As vendas serão destinadas a 12 instituições de caridade, como Casa 1, Abeghi e Fundação Pirituba.

Além de realizar o bazar, Fepa, como é chamada pelos amigos, também apresenta o programa Desapega, do GNT, no qual visita o closet de artistas e os incentiva a doar peças, que então são vendidas após o episódio no ecommerce enjoei.

Para ela, no entanto, o ideal nem sempre é comprar. “Dê um novo significado a algo que você já tem e não usa”, diz a atriz. “Em vez de comprar um short novo, você pode cortar uma calça jeans que já não usa tanto; em vez de trocar o sofá, você pode estofá-lo de outra cor e ainda economiza.”

Ela afirma que o consumo consciente é o melhor caminho para salvar o planeta. “Hábitos simples, do nosso dia a dia, provocam um impacto enorme no ambiente”, diz, sugerindo evitar canudos de plástico, usar copos reutilizáveis, fazer compras a granel e adotar a bicicleta como meio de transporte. Com informações da Folhapress.

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

De todas as famílias brasileiras, 19% receberam o benefício do Bolsa Família em 2023, o que representa praticamente um em cada cinco domicílios. É...

Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com TEA será inaugurado nesta sexta-feira (19)

A entrega do espaço, fruto de cooperação entre Seades e NACPC, possibilitará o atendimento ao público infantojuvenil com paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

De todas as famílias brasileiras, 19% receberam o benefício do Bolsa Família em 2023, o que representa praticamente um...
Fundação Jose Silveira

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

De todas as famílias brasileiras, 19% receberam o benefício do Bolsa Família em 2023, o que representa praticamente um...

Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com TEA será inaugurado nesta sexta-feira (19)

A entrega do espaço, fruto de cooperação entre Seades e NACPC, possibilitará o atendimento ao público infantojuvenil com paralisia...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta...

Influenciadora baiana é presa sob suspeita de estimular jogos de azar e estelionato

A influenciadora digital baiana Karla Stefany de Sá foi presa nessa quinta-feira (18/04), no Espírito Santo, sob suspeita de...