Temporada de Cruzeiros aquece economia turística de Salvador e Ilhéus

A chegada do navio MSC Fantasia, prevista para a próxima segunda-feira (19), no Porto de Salvador, marca o início da alta temporada de cruzeiros marítimos na Bahia. A estimativa, baseada em dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), aponta para a chegada de 240.957 turistas, entre os portos da capital e de Ilhéus, até 21 de abril de 2019. O incremento médio é de 7% em relação à temporada anterior.

O desembarque de passageiros aquece a economia local e movimenta pontos turísticos nas proximidades do porto de Salvador, como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Pelourinho, no Centro Histórico. Comerciantes do Mercado Modelo, por exemplo, têm boa expectativa. “O volume de vendas cresce em até 60%, principalmente, no mês de janeiro”, afirma Abdala Abib Neto, proprietário de loja no andar térreo.

O comerciante de artesanato Jorge Reimão torce por uma temporada de boas vendas. “Os turistas gostam de comprar nossas mercadorias para levar de lembrança para os parentes e amigos”, diz. Para o gerente de uma galeria, José Roberto, a instabilidade econômica já passou. “A partir de 1º de janeiro as coisas vão melhorar, e o poder de compra dos turistas vai aumentar”, declara, confiante na demanda por cachaças baianas, castanhas e cocadas.

Graça Marques, gerente de restaurante instalado no andar superior do Mercado Modelo, diz que a venda de alimentos dobra durante na alta estação. “Este ano foi bom, teve bastante turista na cidade. Com o incentivo da novela ‘Segundo Sol’, acho que teremos um verão melhor ainda. A chegada desses navios aumenta a movimentação”.

O secretário do Turismo da Bahia, José Alves, observa que o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos se consolidou e apresenta excelentes resultados. “Temos aqui alguns dos principais destinos litorâneos do país que registram expansão da atividade turística, razão maior do otimismo do setor com a chegada da temporada de navios”.

Cruzeiros – No total, estão previstas 48 escalas de navios e o desembarque de 163.773 passageiros, somente em Salvador. Em Ilhéus, serão 20 escalas e 77.184 passageiros. O maior navio a atracar no porto da capital é o MCS Seaview, com capacidade para 5.210 passageiros. Suas escalas começam no início de dezembro e seguem até meados de fevereiro. Também estão no roteiro dos portos baianos navios como MSC Orchestra, MSC Poesia, Costa Favolosa e Sovereign, dentre outros.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...