Cuba abandona Mais Médicos no Brasil após críticas de Bolsonaro

O governo de Cuba comunicou nesta quarta-feira (14/11) que vai se retirar do programa Mais Médicos devido a declarações “ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou modificações “inaceitáveis” no projeto.

O governo brasileiro ainda não foi informado da decisão. Questionado sobre o assunto no começo da tarde desta quarta-feira, o general Heleno Augusto, um dos integrantes do futuro governo, afirmou que o caso será tratado pelo Ministério da Saúde. “Não sei ainda e não vou dar palpite. Isso é um problema da área de saúde”, disse.

O Ministério da Saúde, por sua vez, disse que o assunto cabe ao Ministério das Relações Exteriores. Procurado, o Itamaraty não se pronunciou até o momento.

“Diante dessa realidade lamentável, o Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa “Mais Médicos”, anunciou o ministério cubano, que comunicou ter informado o governo brasileiro. A decisão significa que os milhares de médicos cubanos que trabalham no Brasil dentro do programa deverão retornar à ilha.

Bolsonaro tem questionado a formação dos especialistas cubanos, condicionou sua permanência no programa à revalidação do diploma e impôs como único caminho a contratação individual, argumentou o governo cubano.

“O povo brasileiro, que fez do Programa Mais Médicos uma conquista social, que confiou desde o primeiro momento nos médicos cubanos, aprecia suas virtudes e agradece o respeito, sensibilidade e profissionalismo com que foi atendido, vai compreender sobre quem cai a responsabilidade de que nossos médicos não podem continuar prestando seu apoio solidário no país”, afirmou o Ministério da Saúde Pública de Cuba.

(Com informações da Deutsche Welle)

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I, no bairro Cia Sul, em...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas, promovendo cidadania e resgatando a...
Fundação Jose Silveira

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Homem é encontrado morto em saco plástico em Simões Filho

Na manhã desta quarta-feira (13), um homem foi encontrado morto e com marcas de tiros na Via Periférica I,...

Morar Melhor retorna ao Candeal pela segunda vez e reforma mais de 150 casas

A Prefeitura de Salvador, através do programa Morar Melhor, retornou ao bairro do Candeal e reformou mais 152 casas,...

Conder avança na execução das obras do Abaeté, que receberá nova sede para as Ganhadeiras de Itapuã

As obras de requalificação do Centro de Atividades do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, seguem em ritmo acelerado...

‘O arrocha nasceu aqui’: Prefeitura divulga horário dos shows da Bodega do Pablo, Tayrone e Theuzinho

No próximo dia 14 de agosto, o município de Candeias vai completar 67 anos de emancipação política. E para...