Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Enem será feito em duas etapas a partir de 2021

Ao anunciar nesta terça-feira (20/11) a homologação das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, o ministro da Educação, Rossieli Soares, informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá um novo formato a partir de 2021, feito em duas etapas.

No primeiro dia de prova nesse novo formato, o exame cobrará a referência da Base Nacional Comum Curricular. Posteriormente, no segundo dia, será a vez das questões relacionadas à área vinculada ao curso pretendido pelo candidato.

Ao ser questionado sobre possíveis alterações no Exame por parte do novo governo, Rossieli disse que cabe à futura gestão, a partir do ano que vem, avaliar eventuais mudanças. Para que as mudanças ocorram no Enem, a Base Nacional Comum Curricular precisa ser aprovada. A expectativa do ministro da Educação é que a medida esteja definida até o fim deste ano.

“As normas homologadas nesta terça serão implementadas em todo o Brasil, são diretrizes”, disse. “Se a Base Nacional Curricular for homologada neste ano, as implantações que seguem são estas. Caso não seja, cabe ao novo governo conduzir as discussões”, afirmou.

Na manhã desta terça-feira, Rossieli Soares, homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNs). A medida traz regras para ajudar a nortear a reforma deste nível educacional no país.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o documento já foi aprovado neste mês no Conselho Nacional de Educação (CNE), e na Câmara de Educação Básica (CEB). Contudo, tratam-se de propostas e cabe às redes estaduais de ensino aderirem as alterações.

Para o chefe da pasta, “as diretrizes representam avanço para inovar o ensino médio”, e traz atualizações necessárias para a Base Nacional Comum Curricular, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a formação de professores. Desde 2012, as regras não passam por renovação.

Na prática, as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio definem competências e habilidades comuns para aperfeiçoar a aprendizagem dos estudantes. Uma das propostas do documento é que o ensino médio passe a ter 3 mil horas – atualmente, a modalidade de ensino possui carga horário total de 2.400 horas.

Do novo tempo proposto, 1.800 horas seriam destinadas para formação geral básica (competências e habilidades previstas na BNCC) e as 1.200 horas restantes seriam preenchidas com itinerários formativos, que seriam organizados a partir da área de conhecimento e da formação técnica e profissional.

Eles ainda devem considerar, segundo o ministro da Educação, linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e formação técnica e profissional.

Os currículos também permitem que os estudantes do ensino médio possam optar por mais de um itinerário formativo, bem como de forma concomitante e sequencial. Cabe às escolas informar aos alunos sobre os itinerários.

Educação a distância

Segundo o ministro Rossieli, outra proposta trazida pelas diretrizes é a possibilidade de o estudante cursar até 20% do ensino médio a distância – com acompanhamento e coordenação do docente. Quem estuda a noite, o percentual sobe para 30%. Já para o público participante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são 80%

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Fundação Jose Silveira

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...