Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Falta de vitamina B-12 na gestação pode afetar a inteligência da mãe

A nutrição materna e infantil nos primeiros meses da gestação é um tema discutido frequentemente na área científica. Estudo publicado na revista Matern Child Nutr (Nutrição Materna e Infantil) apontou a importância da suplementação nutricional – adequada e de acordo com as necessidades de cada organismo – para a cognição, raciocínio e aprendizagem especificamente no período gestacional e após.

Deficiência nutricional pode afetar a capacidade cognitiva no pós-parto

Outros estudos já haviam avaliado a deficiência nutricional e a interferência cognitiva em crianças e idosos, podendo aumentar até mesmo as chances de complicações mentais. Tanto na infância como na maturidade ocorre maior demanda de macronutrientes, micronutrientes e ácidos graxos. Até então existiam poucos ou nenhum estudo que falasse sobre a importância da suplementação com foco na saúde cognitiva entre as gestantes e no pós-parto.

Estar com a saúde emocional e cognitiva em dia é fundamental para a mãe no pós-parto para tomar decisões, raciocinar e equilibrar a rotina para os devidos cuidados de si e do bebê. Segundo o estudo o alto desempenho cognitivo materno está relacionado a menor risco de mortalidade infantil e desnutrição. A pesquisa reuniu 712 mulheres para a avaliação cognitiva durante um ano e seis meses no pós-parto.

Foi constatado que a concentração maior de vitamina B12 e DHA no leite materno estavam associadas ao aumento da capacidade cognitiva e fluência verbal, tal como atenção e função executiva durante a gravidez e pós-parto.

Para garantir a eficiência desse estudo os pesquisadores sugerem novos estudos com foco na saúde feminina no pós-parto.

Você também pode incluir a vitamina B12 no cardápio, segue algumas opções:

· Bife de fígado

· Coração cozido

· Sardinha

· Salmão

· Caranguejo

· Ostras

Os suplementos vitamínicos para gestantes funcionam?

Sabemos da necessidade do equilíbrio nutricional durante a gestação e no pós-parto. Existem inúmeros estudos que avaliam a ação dos suplementos do organismo e o impacto causado pela deficiência nutricional.

Atualmente, já é possível encontrar à venda muitas opções de suplementos para a fase gestacional, que incluem as principais vitaminas, como o ácido fólico, ferro, cálcio, vitamina B3, zinco, entre outras. O famigesta do portal Trocando Fraldas é um exemplo de suplementos para a gestante, também aprovado pela Anvisa.

Ao falar sobre os inúmeros benefícios das vitaminas para a saúde da grávida, muitas mulheres passam a consumir sem nenhum consentimento médico, o que é um erro.

Cada organismo possui necessidades nutricionais específicas. Consulte o médico que acompanha o seu pré-natal e nutricionista responsável sobre a necessidade da suplementação para o seu caso.

Os suplementos sem dúvida são ótimas indicações para repor os nutrientes importantes durante a fase da gestação, sobretudo quando houver alguma deficiência. Para consumir com segurança, não descarte a consulta médica.

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade de Caparroso, em Navarra. A...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada. O flagrante foi realizado na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada....

ACIDENTE EM XIQUE-XIQUE: Mulher em carroceria de caminhonete é arremessada de veículo e morre

Um acidente de trânsito resultou na morte de uma mulher de 38 anos na noite de quarta-feira (27/03), em...

Pai que matou e queimou corpo da filha não aceitava fim de relação com ex-mulher

Wellington da Silva Rosas, 39 anos, foi preso pela Polícia Civil sob suspeita de assassinar a própria filha, Rayssa...